Aprovado em primeira, PL permite publicidade em bancas de jornal

Por: ROBERTO VIEIRA - DA REDAÇÃO

15 de junho de 2016 - 21:43

Os vereadores aprovaram em primeira votação — com 33 votos a favor e apenas três contrários — o Projeto de Lei (PL) 236/2016, do Executivo, que cria o Programa “Banca SP”.  A medida permite a inserção de anúncios publicitários em bancas de jornal, mediante o pagamento de contrapartida anual a ser depositada no Fundo Municipal do Mobiliário Urbano e da Paisagem Urbana, também criados a partir do projeto.

“A ideia é que você possibilite a modernização das bancas e que elas tenham também uma contribuição para o município através do fundo. São ações importantes e agora esse projeto vai ser debatido, emendado para poder ser votado em segundo, até porque na discussão da “Cidade Limpa” [Lei n° 14.223/2006] as bancas estavam ou estão previstas também para serem modernizadas, mas até agora não se fez nada. Eu acho que com essa iniciativa a gente deu mais um passo importante para melhorar as bancas”, explicou o vereador Paulo Fiorilo (PT).

Os permissionários de bancas de jornal e revistas regularmente instaladas poderão aderir ao Programa “Banca SP” mediante a apresentação de requerimento à Prefeitura em até 720 dias, contados da definição do modelo-padrão do mobiliário.

Os anúncios publicitários poderão ser exibidos em até quatro painéis em cada banca, com medidas máximas de 0,90 cm de largura por 1,80 cm de altura de área de exposição em cada um, conforme modelo padrão a ser definido pela São Paulo Urbanismo. O permissionário somente poderá iniciar a exploração comercial do espaço quando as novas instalações físicas estiverem adequadas ao modelo-padrão.

2016-06-15-SS Plenaria-ABueno6514MIO

Vereador José Police Neto (PSD)

Para o vereador José Police Neto (PSD), que votou contra a proposta, as exceções que o projeto faz à Lei Cidade Limpa, aprovada há dez anos, descaracteriza a lei. O parlamentar espera que o plenário da Casa discuta melhor a questão em segunda votação.

“Se comemoramos tanto a Lei Cidade Limpa, se ela foi tão reconhecida nacional e internacionalmente, porque não debater com profundidade para reconhecer se de fato é necessário a ampliação para a bancas?”, disse. Além do Neto, Aurélio Nomura e Patrícia Bezerra, ambos do PSDB, também votaram contra o projeto, cuja aprovação foi comemorada por dezenas de pessoas que acompanharam as discussões e a votação das galerias do plenário.

Imigrantes

Também avançou em primeira o PL 142/2016, que institui a Política Municipal para a População Imigrante, com o objetivo de implementar  políticas e serviços públicos destinados a este público, sob articulação da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

De acordo com a justificativa do PL, o projeto visa promover a igualdade e efetivar os direitos dos imigrantes, reconhecendo-os como sujeitos de direitos por meio de ações que promovam sua inclusão e, consequentemente, sua autonomia, bem como que garantam o respeito aos direitos humanos.

A proposta ainda deverá ser votada em definitivo pelos vereadores.

Outras notícias relacionadas