A partir de agora as concessionárias de serviço de coleta de lixo na cidade de São Paulo serão obrigadas a informar aos munícipes a respeito dos respectivos horários de coleta e transporte dos resíduos sólidos. O projeto de lei, de autoria do vereador Floriano Pesaro (PSDB), acaba de ser sancionado pelo prefeito Gilberto Kassab. A Lei 15.092 foi publicada no dia 5 de janeiro no Diário Oficial do Município.
“A lei garante que as pessoas tenham acesso a informações corretas a respeito dos horários em que os caminhões de coleta de lixo passam em sua rua. A medida melhorará a qualidade de vida das pessoas e da cidade. Isso é transparência. Isso é cidadania”, destaca Floriano.
O parlamentar ressalta ainda que, ao conhecerem previamente os horários de coleta, os cidadãos passarão a evitar que o lixo fique exposto sem necessidade por um longo período.
“Lixo fora de hora pode causar danos graves para o município e para as pessoas, como proliferação de doenças, entupimento de bueiros, diminuição da vazão da água e enchentes”, explica Floriano.
Para o vereador, no que se refere ao descarte do lixo, é necessário ainda que a população se conscientize do seu importante papel com o Estado, depositando seu lixo em lugar apropriados e respeitando as leis ambientais. “Uma das maiores causas das enchentes é o lixo jogado nas ruas que entope os bueiros”, alerta.
|
Agora é lei: concessionárias têm de informar aos munícipes horários de coleta de lixo
Categorias
Outras notícias relacionadas
É Lei: Após aprovação da Câmara, legislação garante atendimento em Libras às pessoas com deficiência auditiva em repartições públicas
No início do ano passado, entrou em vigor a Lei n° 18.224, de 09 de janeiro de 2025. O texto garante às pessoas com deficiência auditiva informações e atendimento em Libras (Língua Brasileira de Sinais) em todas as instituições públicas da capital paulista. A legislação foi elaborada a partir da aprovação do PL (Projeto de... »
Atualizado em 23/01/2026 - 19h16É Lei: Norma cria o “Cantinho Acolhedor”, locais para receber pessoas neurodivergentes
Desde o primeiro semestre do ano passado está em vigor na capital paulista a Lei n° 18.253, de 22 de maio de 2025. A norma cria o “Cantinho do Acolhimento” – espaços reservados para pessoas neurodivergentes em estabelecimentos públicos e privados. “Consideram-se como estabelecimentos públicos e privados os quais há serviços públicos e/ou socialização e... »
Atualizado em 22/01/2026 - 18h47É Lei: Capital proíbe tatuagens e piercings em animais para fins estéticos
O Plenário da Câmara Municipal de São Paulo aprovou em maio do ano passado o PL (Projeto de Lei) 10/2022. E após ter recebido o aval da Casa, a proposta foi sancionada pela Prefeitura na Lei n° 18.269, de 09 de junho de 2025. A norma proíbe fazer tatuagens permanentes ou temporárias e a colocação... »
Atualizado em 21/01/2026 - 19h46.jpg)