Moradores reclamam de CEU que pode ser construído em área verde da zona sul

FRENTE PARLAMENTAR SUSTENTABILIDADE-26-03-2015- FRANCA-07574-300 CAPA

Moradores pedem que área verde, na zona sul, seja transformada em parque                     Foto: Luiz França

DA REDAÇÃO

O projeto de um CEU (Centro Educacional Unificado) na região do Campo Limpo tem desagradado os moradores, já que a sua localização é em um extenso terreno de mata nativa. Segundo a população, essa é uma das últimas áreas verdes do distrito da zona sul de São Paulo.

Situado entre as ruas Nossa Senhora do Bom Conselho e Lira Cearense, a área verde está abandonada desde 1992. No lado de fora, moradores da região fazem caminhadas e corridas todos os dias. Em seu interior, há um lago com patos, gansos e marrecos. A fauna do local ainda inclui irerês, pica-paus, tatus, tartarugas e corujas. Há ainda na área duas quadras, sendo uma delas de terra, e muitas árvores, como pau-brasil.

FRENTE PARLAMETA SUSTENTABILIDADE-26-03-2015-04785-300CAPA

Lago do terreno onde prefeitura deve construir o Centro Educacional Unificado                     Foto: Luiz França

Segundo a presidente da Associação dos Condomínios do Morumbi Sul, Deseli Dellai, foi feito em janeiro do ano passado um pedido junto à prefeitura para que a área verde em questão se tornasse parque. Em junho do mesmo ano, a associação descobriu que a prefeitura construiria um CEU no local.

“Até as comunidades próximas querem que ali seja um parque, pois é um espaço de lazer para essa população. Apresentamos três terrenos onde poderiam ser construídos este CEU. Um deles é o Sapi. O mais curioso é que a prefeitura não vai até o local para saber o que a população quer”. Hoje, a segurança, a alimentação dos animais e outros custos com manutenção da área verde é de responsabilidade da Associação.

Presidente da Frente Parlamentar pela Sustentabilidade, Natalini (PV) afirma ser absurda a ideia de construir um CEU no lugar. “Já fomos lá e mostramos que é uma má ideia construir um CEU em um lugar que tem um parque praticamente pronto, que tem nascentes, lago, fauna, flora… Já mandei um ofício ao prefeito, requerimento ao secretário e nós, vereadores, vamos fazer uma visita ao local”, afirma.

Veja também