Fale com seu vereador

Biografia

Milton Leite da Silva tem 65 anos e é paulistano. É vereador pelo partido Democratas (DEM) e presidente municipal do partido.

Ele cresceu na região da Piraporinha, zona sul, e começou a trabalhar muito cedo, entregando pães de casa em casa. Nunca mais parou de trabalhar: por ele e pelas outras
pessoas. Colocou a mão na massa e teve a iniciativa de desenvolver mutirões de habitação em toda a zona sul. Carregou blocos, ergueu paredes. No bairro, Milton Leite fez de tudo um pouco trabalhando e ajudando quem precisa.

Foi assim que iniciou sua vida política. Ingressou na Câmara Municipal em 1997. Foi reeleito vereador outras 5 vezes consecutivas: em 2000, 2004, 2008, 2012 e 2016. Nas eleições de 2016 foi o segundo vereador mais votado do Brasil.

Milton Leite exerce a função com muito zelo, fiscaliza as ações da prefeitura, destina recursos de emendas parlamentares para obras e serviços necessários e representa a população propondo Projetos de Lei que beneficiem toda a cidade.

Ele é o autor de inúmeras Leis que ajudam a todos: foi um dos principais responsáveis pela criação do Fundo Municipal de Saneamento Básico, que reserva 7,5% da arrecadação anual da Sabesp para projetos de preservação, estabeleceu a redução da poluição dos ônibus, a obrigatoriedade dos hidrantes nas novas construções, entre tantas outras. Ocupou a presidência da Comissão de Finanças, uma das mais importantes da Câmara Municipal, orientando com muita capacidade técnica para onde os recursos da prefeitura devem ser destinados.

Em 2017 foi eleito, por unanimidade, presidente da Mesa Diretora: o mais importante cargo da Câmara. Logo de imediato cortou contratos e supersalários, levando a Casa a economizar cerca de R$ 270 milhões, recursos que foram devolvidos ao prefeito Bruno Covas para serem investidos em saúde, habitação e educação. À frente do maior Legislativo da América Latina, ocupou mais de dez vezes o cargo de prefeito em exercício.

Milton Leite organizou e planejou o Arco Jurubatuba, para que a região cresça ordenadamente e sem injustiças sociais. É o idealizador do Projeto que deu vida ao Complexo Ponte Baixa e foi o vereador que mais mandou recursos para a execução da obra que modificou radicalmente o local e a vida dos moradores, antes atormentados por enchentes contínuas. As famílias foram retiradas e levadas para apartamentos dignos. A moradia justa e para todos é uma das bandeiras mais defendidas pelo vereador Milton Leite. Mas ele também trabalha pela preservação das represas: é dele a ideia do Programa de Mananciais, que promove toda a infraestrutura de água e esgoto para locais às margens dos reservatórios de água.

Hoje, o trabalho de Milton Leite chega a todos os cantos da cidade. Não há um só local de São Paulo que não tenha um CDC reformado e melhorado por recursos enviados por ele, uma UBS que não tenha recebido mais equipamentos ou uma praça que não tenha sido revitalizada.

Nas eleições de novembro de 2020, Milton Leite foi reeleito para o cargo de vereador com 132.716 votos. Ele segue para seu sétimo mandato consecutivo na Câmara Municipal de São Paulo. Ele também foi o vereador mais votado do Brasil pela segunda vez consecutiva.
Nota: Este texto foi produzido por e é de responsabilidade do gabinete de Milton Leite.