Para suprir a falta de vagas em estacionamentos e acabar com os carros parados nas vias, que atrapalham o trânsito, a secretaria de Transportes vem estudando a possibilidade de se criar uma Zona Azul vertical. “ As garagens ficariam em prédios o que resolveria o problema de forma mais barata e mais rápida”, afirmou o Alexandre Moraes, secretário dos Transportes durante a reunião da Comissão de Estudos sobre a Zona Azul, que aconteceu nesta quinta-feira(25/06), na Câmara Municipal. Moraes afirmou que a proposta ainda está em análise para que se crie o edital, desta forma, ainda não se sabe quem fará a construção e administração dessas garagens. O vereador Celso Jatene(PTB), presidente da Comissão, questionou o secretário quanto a um possível aumento de preço do serviço, no caso de que se opte por uma administração privada. “Se a opção for parceria público-privada ou concessão quem continua com comando da fixação das tarifas é o poder público”, esclareceu o secretário Outra informação dada pelo secretário é que as garagens devem se localizar na região central e próximas às estações de transportes públicos. “Estamos pensando em pequenas unidades, porque não adianta construir garagens gigantes longe de tudo. Queremos que elas sirvam de estímulo para o uso do transporte público e que realmente haja uma grande adesão”, explicou ele.
O vereador Chico Macena(PT) falou sobre a proposta apresentada. “Eu defendo que carro não pode parar em via pública e sabemos que o número de garagens é insuficiente. As informações trazida pelo secretário nos ajudarão a entender melhor os problemas e sugerir políticas que não penalizem quem precisa usar o carro”.
Participaram da reunião os vereadores Celso Jatene, Chico Macena, Goulart(PMDB) e Quito Formiga(PR).
|
Zona Azul verticalizada pode ser saída para falta de locais para estacionar
Categorias
Outras notícias relacionadas
Pessoas em situação de rua, qualificação profissional e escuta de famílias atípicas; confira alguns destaques de 2025 da Comissão de Direitos Humanos
A Comissão Extraordinária de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de São Paulo foi instalada em 8 de maio. Para 2025, a vereadora Luna Zarattini (PT) foi eleita para a presidir o colegiado. Já a vice-presidência ficou com o vereador Lucas Pavanato (PL). Também fizeram parte da comissão os parlamentares Keit Lima (PSOL), Marcelo... »
Atualizado em 18/01/2026 - 10h00Comissão de Relações Internacionais: Aproximação com comunidade acadêmica e consulados, liberdade de expressão e Terras Raras foram assuntos em 2025
A Comissão Extraordinária de Relações Internacionais foi instalada em 8 de maio. A vereadora Zoe Martínez (PL) foi eleita presidente do colegiado, e a Cris Monteiro (NOVO), vice-presidente. Integraram ainda os trabalhos os parlamentares Jair Tatto (PT), Rubinho Nunes (UNIÃO) e Silvia da Bancada Feminista (PSOL). O colegiado atua para estabelecer novos vínculos com outros... »
Atualizado em 16/01/2026 - 12h00Com foco no desenvolvimento, Comissão de Turismo apoiou o fomento à cultura, esporte e lazer
Em 2025, a Comissão Extraordinária de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer, da Gastronomia, da Hospitalidade e dos Eventos da Câmara Municipal de São Paulo realizou oitivas e debates voltados à diferentes temas. Entre eles, infraestrutura e fomento de eventos na capital paulista. No ano passado, o colegiado fez 11 reuniões ordinárias e uma... »
Atualizado em 15/01/2026 - 12h00


