Para suprir a falta de vagas em estacionamentos e acabar com os carros parados nas vias, que atrapalham o trânsito, a secretaria de Transportes vem estudando a possibilidade de se criar uma Zona Azul vertical. “ As garagens ficariam em prédios o que resolveria o problema de forma mais barata e mais rápida”, afirmou o Alexandre Moraes, secretário dos Transportes durante a reunião da Comissão de Estudos sobre a Zona Azul, que aconteceu nesta quinta-feira(25/06), na Câmara Municipal. Moraes afirmou que a proposta ainda está em análise para que se crie o edital, desta forma, ainda não se sabe quem fará a construção e administração dessas garagens. O vereador Celso Jatene(PTB), presidente da Comissão, questionou o secretário quanto a um possível aumento de preço do serviço, no caso de que se opte por uma administração privada. “Se a opção for parceria público-privada ou concessão quem continua com comando da fixação das tarifas é o poder público”, esclareceu o secretário Outra informação dada pelo secretário é que as garagens devem se localizar na região central e próximas às estações de transportes públicos. “Estamos pensando em pequenas unidades, porque não adianta construir garagens gigantes longe de tudo. Queremos que elas sirvam de estímulo para o uso do transporte público e que realmente haja uma grande adesão”, explicou ele.
O vereador Chico Macena(PT) falou sobre a proposta apresentada. “Eu defendo que carro não pode parar em via pública e sabemos que o número de garagens é insuficiente. As informações trazida pelo secretário nos ajudarão a entender melhor os problemas e sugerir políticas que não penalizem quem precisa usar o carro”.
Participaram da reunião os vereadores Celso Jatene, Chico Macena, Goulart(PMDB) e Quito Formiga(PR).
|
Zona Azul verticalizada pode ser saída para falta de locais para estacionar
Categorias
Outras notícias relacionadas
Pais e servidores municipais da rede de ensino da capital discutem educação inclusiva na Câmara
Os “Desafios e Caminhos para a Educação Inclusiva na Rede Pública: Políticas, Práticas e Garantias de Direito” foram a temática da Audiência Pública da Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo na noite desta sexta-feira (17/10). O debate foi presidido pelo vereador Celso Giannazi (PSOL), integrante do colegiado. O parlamentar destacou a... »
Atualizado em 17/10/2025 - 22h19Câmara Municipal de São Paulo debate o novo Plano Nacional de Educação
O PNE (Plano Nacional de Educação), principal diretriz da política educacional brasileira, foi tema de uma Audiência Pública na noite desta quinta-feira (16/10). A discussão foi promovida pela Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo, em parceria com a Comissão Especial da Câmara Federal dos Deputados. No Legislativo paulistano, o debate... »
Atualizado em 16/10/2025 - 22h59Orçamento 2026 e PPA: segurança urbana, desestatização e fiscalização de serviços são debatidas em audiência
Nesta quinta-feira (16/10), a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo realizou a segunda Audiência Pública temática para discutir as propostas da LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2026 e do PPA (Plano Plurianual) para o quadriênio de 2026 a 2029. O debate focou nas secretarias municipais de Segurança Urbana e de... »
Atualizado em 16/10/2025 - 21h40