A Câmara Municipal de São Paulo homenageou na noite desta quinta-feira (14/8) o médico Wagner Fracini com a Medalha Anchieta e com o Diploma de Gratidão. A Sessão Solene foi presidida pela vereadora Rute Costa (PL), autora do Decreto Legislativo 107/2024 que concedeu as honrarias.
Fracini é paulistano, nascido em 13 de maio de 1959. Formado em medicina pela USP (Universidade de São Paulo) há mais de 40 anos, ele tem experiência em cirurgia geral, gastroenterologia, cirurgia do aparelho digestivo e proctologia. O homenageado soma aproximadamente sete mil procedimentos realizados no SUS (Sistema Único de Saúde).
Rute Costa ressaltou que Wagner Fracini trabalhou a vida toda na capital paulista, e sempre esteve entre os “anônimos”. Para ela, é fundamental reconhecer as pessoas que atuam em prol da cidade, dando visibilidade às atividades que beneficiam a população paulistana.
“Hoje, mais do que nunca, eu quero parabenizar e celebrar a vida do Wagner, que é uma pessoa muito importante e que fez muito por muita gente. O currículo dele tem 13 páginas e ele precisa desse reconhecimento”, disse a vereadora.
Na gestão pública, o homenageado coordenou campanhas de vacinação contra a febre amarela e a Covid-19 na Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo. O médico também liderou a implantação de unidades de pronto atendimento, de centros especializados, além de projetos de prevenção e promoção da saúde.
Fracini afirmou ser um “filho da cidade”. Ele se disse surpreso e extremamente honrado com a homenagem do Legislativo paulistano. “Acredito que neste momento da minha vida, é a maior honraria que eu já recebi. Estou muito grato, muito feliz.
Wagner Fracini ainda agradeceu a todos que colaboraram com a trajetória dele, contribuindo com o atual momento. “Eu tive oportunidade de ter pessoas ao meu lado que me ajudaram sempre. A saúde é um processo coletivo de trabalho. Não se faz nada sem a ajuda de muita gente. E foi isso que aconteceu ao longo da minha vida. Eu recebo esta homenagem e dedico a todas essas pessoas que estiveram comigo”.
Edi Fracini, esposa do médico, acompanhou a sessão. “Estou me sentindo muito feliz e estou muito feliz por ele. Ele merece muito porque sempre batalhou, estudou muito e se dedicou bastante à área da saúde. Ele merece essas homenagens”. O casal tem um filho e duas netas.
Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão
As honrarias são concedidas à pessoas nascidas na cidade de São Paulo por ações ou trabalhos prestados em prol dos cidadãos paulistanos. A Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão reconhecem iniciativas que contribuem com o avanço da capital paulista.
Veja a Sessão Solene na íntegra no vídeo abaixo: