Em sua primeira reunião, a Subcomissão que Analisará a Execução Operacional e Financeira da Operação Urbana Água Branca, da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal, aprovou três requerimentos: um convidando a subprefeita da Lapa, Soninha Francine, para que preste esclarecimento a respeito do Centro Empresarial Água Branca e da operação urbana no bairro; outro convida a analista administrativa da Emurb, Ana Lucia Moreira, para esclarecer o controle de caixa entre 1995 a 2003 da Operação Urbana e do Colégio das Américas; e o terceiro solicita que os representantes do colégio envie uma série de documentos a respeito do empreendimento. “A nossa preocupação com a Operação Urbana Água Branca é com relação as contrapartidas que deveriam ser feitas na região, como a construção de um piscinão para reduzir as enchentes que ocorrem ali. Nós temos observado pelos noticiários das emissoras de televisão e jornais que nada foi feito. Assim estamos questionando alguns empreendimentos – até o momento existem na região 48 empreendimentos. A forma como foi feita a também tem alguns questionamentos”, destacou o presidente da Subcomissão, vereador Aurélio Miguel (PR). Já o vereador Adilson Amadeu (PTB) espera a colaboração das instituições. “Neste primeiro momento estamos convidando, esperando que o Executivo, principalmente a Emurb, atenda ao pedido de esclarecimento da Subcomissão. Caso esse pedido de convite não seja atendido nós vamos convocar e na Comissão de Finanças e Orçamento vamos querer as explicações para que possamos fazer o nosso trabalho. Temos informações que muita coisa já foi feita lá e as contrapartidas não foram cumpridas”.
|
Vereadores querem informações do Executivo a respeito da Operação Urbana Água Branca
Categorias
Outras notícias relacionadas
Comissão de Meio Ambiente: Parque do Carmo e hospitais veterinários; confira alguns destaques de 2025
A Comissão Extraordinária de Meio Ambiente e Direito dos Animais foi instalada em 8 de maio de 2025. No ano passado, o colegiado realizou duas sessões ordinárias e seis extraordinárias. Além disso, convocou duas audiências públicas. Na primeira reunião, em 29 de maio, os vereadores aprovaram requerimentos. O presidente da comissão, vereador Alessandro Guedes (PT),... »
Atualizado em 23/01/2026 - 12h00GCM e Sistema Smart Sampa estão entre temas da Comissão de Segurança Pública em 2025
Ao todo, em 2025, a Comissão Extraordinária de Segurança Pública se reuniu em seis oportunidades. Durante o ano, o colegiado promoveu uma audiência pública e expediu 11 ofícios. Na primeira reunião, em 22 de maio, alguns temas se destacaram. Vice-presidente da comissão, a vereadora Amanda Vettorazzo (UNIÃO) pediu informações sobre o convênio da GCM com... »
Atualizado em 22/01/2026 - 12h00Semáforos inteligentes, requalificação do Centro e acessibilidade foram temas discutidos pela Comissão de Inovação e Tecnologia em 2025
Durante o ano de 2025, a Comissão Extraordinária de Inovação, Tecnologia e Cidade Inteligente da Câmara Municipal de São Paulo promoveu 10 reuniões ordinárias, uma extraordinária e emitiu 18 ofícios. O colegiado, criado em 2024, tem entre suas finalidades debater iniciativas para acelerar a implantação de tecnologias, de processos e de métodos, em articulação com... »
Atualizado em 21/01/2026 - 12h00
