Durante a sessão plenária do Parlamento Jovem 2009, realizada nesta sexta-feira (13/11), todos os vereadores mirins puderam apresentar seus projetos de lei. Em votações simbólicas, a presidente Giovana Scatraglia encaminhou o processo durante o expediente. Thainá Almeida Gomes, do partido do Emprego, abriu as discussões de sua legenda ao apresentar o projeto de lei 22/2009, que diz respeito ao aproveitamento profissional de alunos da rede pública com excelência escolar. O projeto de Thainá diz que empresas podem manter o aluno como aprendiz e assim obter redução de 25% na tributação destinada à previdência social. Vereadores mirins dos partidos de Educação e de Cultura apresentaram projetos que visam o incentivo à arte, à profissionalização e o respeito pelo próximo. Esporte, Natureza e Planejamento Urbano Ao apresentarem os projetos do partido do Esporte a maioria dos jovens vereadores teve preocupação com a formação de atletas olímpicos e o desenvolvimento de práticas de lazer. Os jovens parlamentares do partido da Natureza pediram a preservação ambiental ao apresentarem projetos que exigem a coleta de produtos reciclados por parte das empresas que os produzem. Já os trabalhos do Planejamento Urbano visaram à implantação de calçadas verdes e o recolhimento de lixo das vias públicas. O vereador Floriano Pesaro (PSDB) elogiou os estudantes: “É maravilhoso ver jovens com essas preocupações. A política que gostaríamos que existisse no Brasil depende de nós, de cada representante que escolhemos e da participação popular nos debates.” Saúde, Trânsito e Assistência Social Desestimular os pedintes em semáforos e disciplinar a adoção de crianças foram os temas relevantes do Partido da Assistência Social. Já os jovens vereadores do Partido da Saúde demonstraram preocupação com melhorias em postos de atendimento e com a criação de centros integrados. Entre os projetos apresentados pelo Partido de Trânsito, destaques para a quantidade excessiva de veículos Durante a sessão, o presidente da Câmara Municipal, vereador Antonio Carlos Rodrigues (PR) saudou os adolescentes e ressaltou a importância da consciência política entre os estudantes. O vereador Paulo Frange (PTB) e a vereadora Juliana Cardoso (PT) enfatizaram a relevância do estudo e dos trabalhos do Legislativo. No encerramento, o vereador Agnaldo Timóteo (PR) homenageou os presentes com a música Segura Nas mãos de Deus. |
Vereadores mirins votam projetos em sessão do Parlamento Jovem
Categorias
Outras notícias relacionadas
Projeto que cria a Academia de Ensino e Pesquisa em Segurança Urbana é aprovado em 1º turno na Câmara de SP
Na sessão desta quarta (15/10), também foram aprovados projetos de autoria dos vereadores, entre PLs (Projetos de Lei) e PDLs (Projetos de Decreto Legislativo).
Atualizado em 15/10/2025 - 19h20Câmara de São Paulo aprova 29 projetos de vereadores em Sessão Plenária
Na Sessão Plenária desta terça-feira (14/10), a Câmara Municipal de São Paulo aprovou 29 projetos de autoria dos vereadores. Na pauta de votação, PLs (Projetos de Lei), PDLs (Projetos de Decreto Legislativo) e PRs (Projetos de Resolução). As propostas que avançaram em 1º turno voltarão a tramitar na Casa, enquanto as aprovadas em 2º turno... »
Atualizado em 14/10/2025 - 18h34Sessão Plenária desta quinta tem discursos de vereadores sobre justiça tributária e infraestrutura da capital
Discursos sobre justiça tributária para moradias sociais e infraestrutura urbana foram os destaques da Sessão Plenária da Câmara Municipal de São Paulo desta quinta-feira (9/10). Os vereadores usaram a tribuna durante o pequeno expediente e os comunicados de liderança. Ambos os espaços de fala têm cinco minutos de duração. Líder do governo na Câmara, o... »
Atualizado em 09/10/2025 - 18h35