Os vereadores da Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa (CCJ) e da Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal fizeram reunião conjunta nesta quinta-feira (22/04) pra discutir a derrubada do veto do prefeito Gilberto Kassab ao projeto de lei 564/06 dos vereadores Agnaldo Timóteo (PR) e Antonio Goulart (PMDB). O PL limita o horário de término das partidas futebol para as 23h15 na capital. Seguindo o que pede o regimento da Casa, o projeto será encaminhado para a votação em plenário. O veto, para ser derrubado, precisa de maioria simples, ou seja, 28 votos. No início da reunião o vereador Agnaldo Timóteo (PR) criticou o veto do prefeito. Em sua opinião, “com jogos mais cedo a população seria a grande beneficiada” De acordo com o parlamentar, “a Rede Globo, que detém os direitos de transmissão dos principais torneios, teria ainda maior audiência com o início dos jogos mais cedo, pois o número de crianças e idosos ligados no canal aumentaria.”
A respeito dos shows que terminam após a meia-noite o vereador Ítalo Cardoso (PT), presidente da CCJ, entende que as regras para eventos esportivos diferem das regras de eventos musicais. “O futebol é realizado no mínimo duas vezes por semana, portanto nada mais justo do que se estabelecer regras para isso. Já os grandes shows musicais são esporádicos; são situações completamente distintas.”
O vereador ainda ponderou: “O Município e o Estado tem de entrar num acordo, ou se estende o transporte da cidade em dias de jogo para mais tarde ou se limita o horário das partidas de futebol.”
Para o vereador Marco Aurélio Cunha (DEM) há uma diferença clara entre se limitar os horários das partidas e aplicar a mesma medida em um grande evento musical. “A característica do show é diferente. Não há torcida organizada, por exemplo; shows são pacíficos. E a cidade recebe grandes espetáculos musicais há cada três meses, é um evento esporádico e as pessoas que vão escolhem passar por possíveis transtornos, como horários tardios. Já o futebol tem quase todos os dias e os torcedores não escolhem passar por estes transtornos.”
Entretanto, o vereador pediu revisão das leis que punem torcedores delinquentes e um amplo debate a respeito de transporte público. “Limitar o horário das partidas é um passo importante para a população e não uma saída para resolver tudo. Há uma série de coisas que precisam ser revistas e temos de discutir. Devemos buscar o que é melhor para o torcedor”, finalizou.
|
Vereadores debatem veto a projeto que limita horário de futebol
Categorias
Outras notícias relacionadas
Projeto que cria a Academia de Ensino e Pesquisa em Segurança Urbana é aprovado em 1º turno na Câmara de SP
Na sessão desta quarta (15/10), também foram aprovados projetos de autoria dos vereadores, entre PLs (Projetos de Lei) e PDLs (Projetos de Decreto Legislativo).
Atualizado em 15/10/2025 - 19h20Câmara de São Paulo aprova 29 projetos de vereadores em Sessão Plenária
Na Sessão Plenária desta terça-feira (14/10), a Câmara Municipal de São Paulo aprovou 29 projetos de autoria dos vereadores. Na pauta de votação, PLs (Projetos de Lei), PDLs (Projetos de Decreto Legislativo) e PRs (Projetos de Resolução). As propostas que avançaram em 1º turno voltarão a tramitar na Casa, enquanto as aprovadas em 2º turno... »
Atualizado em 14/10/2025 - 18h34Sessão Plenária desta quinta tem discursos de vereadores sobre justiça tributária e infraestrutura da capital
Discursos sobre justiça tributária para moradias sociais e infraestrutura urbana foram os destaques da Sessão Plenária da Câmara Municipal de São Paulo desta quinta-feira (9/10). Os vereadores usaram a tribuna durante o pequeno expediente e os comunicados de liderança. Ambos os espaços de fala têm cinco minutos de duração. Líder do governo na Câmara, o... »
Atualizado em 09/10/2025 - 18h35