A Comissão de Finanças e Orçamento aprovou, nesta quarta-feira (04/11), 17 requerimentos, dos vereadores Aurélio Miguel (PR), Milton Leite (DEM), Arselino Tatto (PT), Donato(PT) e Roberto Tripoli (PV) solicitando informações a vários órgãos da Prefeitura. Entre eles destaca-se o do vereador Tripoli. Baseado em reportagem do jornal O Estado de S. Paulo sob o título “SPTrans estuda fazer monotrilho na Celso Garcia”, que informa que a Prefeitura vai realizar estudos para substituir o projeto de construção do corredor de ônibus da Avenida Celso Garcia, ligando o Parque D. Pedro II-Itaim Paulista, na zona leste, por um monotrilho elevado, que prevê o uso de trens com pneus circulando em viadutos de uso exclusivo, o parlamentar faz várias indagações ao Executivo.
Tripoli quer saber, por exemplo, por que a obra não foi executada dentro do prazo inicialmente previsto? Caso a Prefeitura opte pela construção do Corredor Celso Garcia, obedecendo ao projeto original, que prevê a utilização de ônibus convencional, qual será efetivamente o custo total da obra? Desse total, qual a previsão para desapropriações?No caso optar pelo monotrilho elevado, qual será efetivamente o custo total da obra? Desse total, qual a previsão para desapropriações?
Depois de lembrar que o técnico da SPTrans, Laurindo Junqueira, ao prestar esclarecimentos aos vereadores, informou que o corredor, na forma como foi concebido, para circulação de ônibus convencionais, pode causar impacto negativo nos imóveis do entorno, já que seriam necessárias intervenções como a construção de passagem de nível, viadutos numa extensão de 10 quilômetros, além de alargamento das avenidas, Tripoli quer saber se o monotrilho elevado não prevê a construção de pontes, viadutos e o alargamentos das pistas por sobre as quais vai circular?
Projetos
Os vereadores integrantes da comissão analisaram ainda 26 projetos, sendo que 19 tiveram seus pareceres favoráveis aprovados, enquanto cinco tiveram os pedidos vistas atendidos.
Foram aprovados os pareceres favoráveis dos seguintes projetos:
PDL 008/09, do vereador Wadih Mutran (PP);
PDL 025/09, do vereador Milton Leite (DEM);
PL 073/09, do vereador Claudinho de Souza ((PSDB);
PL 214/09, do vereador Claudinho de Souza (PSDB);
PL 577/08, do vereador Claudinho de Souza (PSDB);
PL 613/08, do vereador Eliseu Gabriel (PSB);
PL 005/08, do vereador Toninho Paiva (PR);
PDL 048/09, do vereador Natalini (PSDB);
PL 050/09, do vereador Toninho Paiva (PR);
PDL 055/09, do vereador Adilson Amadeu (PTB);
PDL 056/09, do vereador Claudinho de Souza (PSDB);
PL 067/09, do vereador Antonio Carlos Rodrigues (PR);
PL 070/09, do vereador Toninho Paiva (PR);
PL 150/08, do vereador Claudinho de Souza (PSDB);
PL 152/09, do vereador Antonio Carlos Rodrigues (PR);
PL 220/08, do vereador Gilson Barreto (PSDB);
PL 388/06, do vereador Adilson Amadeu (PTB);
PL 590/08, do vereador Paulo Frange (PTB);
PL 649/08, do vereador Toninho Paiva (PR);
Participaram da reunião os seguintes vereadores: Wadih Mutran (PP), Donato (PT), Milton Leite (DEM), Floriano Pesaro (PSDB) e Arselino Tatto(PT).
|
Tripoli quer saber a real situação do Corredor Celso Garcia
Categorias
Outras notícias relacionadas
Pais e servidores municipais da rede de ensino da capital discutem educação inclusiva na Câmara
Os “Desafios e Caminhos para a Educação Inclusiva na Rede Pública: Políticas, Práticas e Garantias de Direito” foram a temática da Audiência Pública da Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo na noite desta sexta-feira (17/10). O debate foi presidido pelo vereador Celso Giannazi (PSOL), integrante do colegiado. O parlamentar destacou a... »
Atualizado em 17/10/2025 - 22h19Câmara Municipal de São Paulo debate o novo Plano Nacional de Educação
O PNE (Plano Nacional de Educação), principal diretriz da política educacional brasileira, foi tema de uma Audiência Pública na noite desta quinta-feira (16/10). A discussão foi promovida pela Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo, em parceria com a Comissão Especial da Câmara Federal dos Deputados. No Legislativo paulistano, o debate... »
Atualizado em 16/10/2025 - 22h59Orçamento 2026 e PPA: segurança urbana, desestatização e fiscalização de serviços são debatidas em audiência
Nesta quinta-feira (16/10), a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo realizou a segunda Audiência Pública temática para discutir as propostas da LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2026 e do PPA (Plano Plurianual) para o quadriênio de 2026 a 2029. O debate focou nas secretarias municipais de Segurança Urbana e de... »
Atualizado em 16/10/2025 - 21h40