Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Enviar mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Enviar comentário

Título de Cidadão Paulistano: Conheça mais sobre esta honraria da Câmara de SP 

Por: DA REDAÇÃO

2 de julho de 2025 - 14:00
Título de Cidadão PaulistanoRichard Lourenço | REDE CÂMARA SP

Muitas pessoas de vários municípios, Estados e países diferentes vêm para São Paulo em busca de trabalho e melhores condições de vida. Em reconhecimento a essa dedicação, a Câmara Municipal de São Paulo oferece uma honraria bastante significativa: o Título de Cidadão Paulistano.

Dando continuidade aos tipos de honrarias e homenagens concedidas pela Câmara de Vereadores, vamos conhecer, agora, mais uma delas.

Ao contrário da Medalha Anchieta, que homenageia pessoas naturais de São Paulo, o Título de Cidadão Paulistano é entregue a quem nasceu em outras localidades, mas com atuação significativa na cidade de São Paulo.

Na lista extensa de pessoas que já receberam o título estão o ator Lima Duarte, o escritor Ariano Suassuna, o papa João Paulo 2º, o cartunista Mauricio de Sousa, o ator Grande Otelo, a atriz Dercy Gonçalves e o escritor Jorge Amado.

Segundo o Regimento Interno da Casa, a Câmara poderá conceder o Título, neste caso, “a personalidades estrangeiras, mundialmente consagradas pelos serviços prestados à humanidade, não se aplicando a exigência da radicação do país”. Para ser concedida, a honraria precisa ser proposta por meio de um PDL (Projeto de Decreto Legislativo), aprovado por dois terços dos vereadores em discussão e votação únicas.

De acordo com o Ato nº 730, de 17 de setembro de 2001, o título deve ser confeccionado em pergaminho vegetal, medindo 32 centímetros de largura por 44 centímetros de altura, com moldura dourada, contendo o brasão do município de São Paulo nas cores vermelho, verde, ouro e prata. Ele vem acondicionado em um estojo (de 46 centímetros de altura por 35 de largura) revestido de camurça sintética na cor vinho escuro.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar