Setembro Verde: A família como porta-voz do doador

BEATRIZ DAMASCENO
HOME OFFICE

Comunicar o desejo de ser um doador de órgãos para família é a única forma de se tornar um doador de órgãos (falecido). Não é necessário deixar um documento, vídeo ou qualquer outra espécie de prova social. É somente necessário avisar verbalmente sua decisão e contar com a sua família como porta-voz.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, todos os hospitais municipais possibilitam a permissão para que a doação seja realizada. O processo de doação é feito quando a família informa o desejo do paciente ao médico responsável, que deve entrar em contato com a Central de Regulação de Captação de Órgãos.

A equipe de transplante envia à unidade de saúde, uma interlocutora que orienta a família no processo de doação. Com a autorização, a equipe de captação é direcionada para o local e a captação de órgãos é realizada. Não há custo para família que autorizar a doação de órgãos, nem recompensa monetária. Mas, é possível tornar o ente querido um herói, salvando vidas.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.