Há 25 anos, o Dia do Rotary faz parte do calendário oficial das comemorações da cidade de São Paulo. Para celebrar a data, os rotarianos se reuniram nesta terça-feira ( 23/02) na Câmara Municipal. O Rotary Internacional existe há 105 anos no mundo e está presente no Brasil há 87 anos. É uma entidade apartidária e sem fins lucrativos “ Seguimos a filosofia de servir, de ser solidário, de ser ético e ter postura”, explicou o vereador rotariano Gilson Barreto (PSDB), proponente da sessão. Como exemplo das bandeiras solidárias defendidas pelo Rotary pode-se enfatizar as ações que ajudaram erradicar a poliomielite no mundo e o mutirão para a cirurgia de catarata. “ Acreditamos que ao diminuir o sofrimento nas comunidades poderemos alcançar a paz mundial”, explica Roberto Luiz Barroso Filho, governador do Distrito 4420. “O projeto de lei que oficializou a data serviu de exemplo para que mais de 500 Câmaras Municipais em todo Brasil também comemorassem o Dia do Rotary”, lembra José Alfredo Petroni, diretor de Rotary Internacional entre os anos 1995 e 1997.
Outro motivo de orgulho para os rotarianos são os dez anos de criação das Faculdades Integradas Rio Branco, cuja mantenedora é a Fundação de Rotarianos de São Paulo. “ Nosso objetivo é formar cidadãos responsáveis e conscientes, além da excelência acadêmica”, afirmou o professor Custódio Pereira, diretor geral das Faculdades Integradas Rio Branco.
Além do vereador Gilson Barreto, dos rotarianos Alfredo Pretoni e Luiz Barroso Filho, e do professor Custódio também compuseram a mesa solene : Eduardo de Barros Pimentel, presidente da Fundação de Rotarianos de São Paulo; Juvenal Antonio da Silva, governador do Distrito 4430, Reinaldo Domingos, governador do Distrito 4610; Antonio José Costa, representante do colégio de governadores do Rotary; Samir Nakhle Khoury, governador rotariano; e Eurípedes Sales, conselheiro do Tribunal de Contas do Município.
|
Rotary Internacional comemora 105 anos
Categorias
Outras notícias relacionadas
Comusan faz balanço das ações realizadas em 2025 e apresenta projeções para o ano que vem
Nesta quinta-feira (18/12), foi realizada na Câmara Municipal de São Paulo a última plenária do Comusan (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O objetivo da reunião foi apresentar o balanço das ações e dos trabalhos desenvolvidos ao longo de 2025 pelo conselho. Entre as iniciativas destacadas estão as visitas técnicas a cozinhas solidárias e... »
Atualizado em 18/12/2025 - 17h20Solenidade na Câmara celebra os 50 anos da regulamentação do Sistema Coffito/Crefitos
Aproximadamente 100 profissionais – entre fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais – foram homenageados na terça-feira (16/12) em solenidade na Câmara Municipal de São Paulo. A cerimônia, que celebrou os 50 anos da regulamentação do Sistema Coffito/Crefitos (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e os Conselhos Regionais), teve apoio do vereador Marcelo Messias (MDB). Veja mais... »
Atualizado em 17/12/2025 - 15h44“Prêmio E” reconhece iniciativas de impacto no empreendedorismo brasileiro em solenidade na Câmara
Em solenidade realizada na segunda-feira (15/12), a Câmara Municipal de São Paulo, em parceria com a produtora Casa Branca, promoveu a entrega do “Prêmio E”. O evento, que contou com o apoio do vereador Marcelo Messias (MDB), reuniu empresários, jornalistas, artistas e personalidades de destaque, homenageou iniciativas de impacto e excelência no cenário do empreendedorismo... »
Atualizado em 16/12/2025 - 17h12


