O vereador Penna (PV) protocolou um projeto de lei 653/09 que inclui os táxis no sistema de transporte na cidade de São Paulo, uma vez que se iniciam as discussões sobre o Plano Municipal de Transporte Público. O objetivo do projeto é incentivar as pessoas a deixarem seus veículos em casa e optarem pelo táxi, o que ajuda a diminuir os congestionamentos e a poluição do ar.
“É completamente absurda a resistência em se discutir táxi como alternativa. Está na hora de promovermos essa discussão. Quem conhece outras cidades do mundo como Buenos Aires, Roma, Paris, Lisboa, sabe da existência de um serviço de informações importante por meio dos motoristas de táxis. São Paulo precisa avançar. Precisamos repensar o táxi como opção de transporte em vez de ficarmos pensando loucuras como o pedágio no centro expandido. Além disso, o táxi está disponível durante 24 horas”, explicou Penna, que também é líder do Partido Verde na Câmara Municipal de São Paulo.
Para que a população deixe seus veículos em casa, será necessário reduzir o valor da bandeirada, ou até mesmo eliminá-la, para que taxista e cliente negociem livremente o valor da corrida.
Outra sugestão é para que um bilhete integrado também possa ser utilizado como forma de pagamento nos táxis, assim como o sistema que será implantando em janeiro de 2010, na Grande São Paulo, com o Bilhete Integrado Metropolitano, que integrará o transporte coletivo da região, e como já acontece aqui na cidade com o Bilhete Único, que é utilizado nos ônibus, trens e metrôs.
O projeto também propõe que a Prefeitura dê incentivos aos taxistas, como redução de impostos, subsídio direto para os veículos que utilizem combustíveis limpos, uma vez que a poluição do ar é responsável por diversas mortes na cidade e 90% dela é provocada pela queima de combustíveis fósseis, que saem dos escapamentos dos veículos.
|
Projeto estabelece táxi como opção viável de transporte em São Paulo
Categorias
Outras notícias relacionadas
Feminicídio e violência contra a mulher são temas da Sessão Plenária desta quarta-feira
Os recentes casos de feminicídio e de violência contra a mulher na capital paulista e em todo país estiveram entre os principais temas discutidos na Sessão Plenária desta quarta-feira (4/3). No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, vereadoras e vereadores da Câmara Municipal de São Paulo lamentaram as vidas perdidas. Os... »
Atualizado em 04/03/2026 - 19h31Vereadores discursam sobre transporte aquático, saúde e comércio ilegal de celulares; confira destaques da sessão desta terça
Na tarde desta terça-feira (3/3), os vereadores da Câmara Municipal de São Paulo realizaram a primeira Sessão Plenária de março. Entre os assuntos tratados estão o transporte aquático na zona sul, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), a preocupação com os furtos e roubos de celulares e a situação das vias nas periferias... »
Atualizado em 03/03/2026 - 18h49Da tribuna do Plenário, vereadores debatem proteção aos parlamentares, combate ao feminicídio e terceirização da gestão escolar
A importância da proteção aos parlamentares, o combate ao feminicídio e a terceirização da gestão escolar foram alguns temas em destaque na Sessão Plenária desta quinta-feira (26/2). A última reunião do mês de fevereiro no Plenário 1º de Maio foi conduzida pela vereadora Amanda Paschoal (PSOL). Desde o ano passado, às quintas-feiras, uma mulher é... »
Atualizado em 26/02/2026 - 18h22