Na próxima segunda-feira (15/12), a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo realiza a oficina “Análise de Dados com Inteligência Artificial na Gestão Pública: Programa de Metas”, uma iniciativa desenvolvida em parceira com o programa Agentes de Governo Aberto da Prefeitura de São Paulo.
A atividade, que tem como público-alvo técnicos e gestores municipais, pesquisadores, representantes da sociedade civil organizada, associações de bairro, parlamentares e assessorias, apresentará, na prática, como a tecnologia pode apoiar a tomada de decisões no setor público, por meio do uso de ferramentas de Inteligência Artificial aplicadas à análise de dados da gestão municipal. O conteúdo terá como base exemplos reais, com foco nas sugestões enviadas pela população para o PPA (Plano Plurianual) 2026–2029, durante a consulta pública do Programa de Metas no portal Participe Mais, que é a plataforma de participação social da Prefeitura.
Ao longo da programação, os participantes terão contato com conceitos de Governo Aberto, apresentação da plataforma Participe Mais e navegação pela consulta pública do Programa de Metas. Também serão discutidos os desafios no processamento de grandes volumes de dados e a diversidade das contribuições recebidas da sociedade.
A oficina inclui ainda um estudo de caso prático, com demonstração da metodologia utilizada na análise das propostas, apresentação das tecnologias aplicadas — Python, Pandas e Google Gemini — e exibição dos relatórios e painéis visuais gerados, como ranking dos temas mais recorrentes e participação por distrito e Subprefeitura.
Para a atividade, que será ministrada de forma on-line, são ofertadas 100 vagas.
Serviço:
Escola do Parlamento – Oficina “Análise de Dados com Inteligência Artificial na Gestão Pública: Programa de Metas”
Data: 15/12
Horário: 19h às 21h
Vagas: 100
Inscrições: Clique aqui