A Câmara Municipal de São Paulo concedeu na noite desta segunda-feira (20/10) o Título de Cidadão Paulistano ao professor e líder sindical Francisco Antônio Poli. A iniciativa da homenagem foi do vereador Celso Giannazi (PSOL), que também presidiu a Sessão Solene.
O parlamentar afirmou que o homenageado contribui há décadas para o avanço da educação. “O Chico Poli tem uma contribuição imensurável para a educação pública na capital paulista e no Estado. Ele é um militante da educação pública. Nada mais merecido do que uma homenagem da cidade de São Paulo a quem tem uma contribuição tão expressiva para o município”.
“Hoje, o Chico Poli entra para a legislação municipal, ele faz parte da legislação municipal, que tem mais um Cidadão Paulistano que luta em defesa da educação pública, que transforma a sociedade, que transforma a vida. É uma homenagem justa e merecida”, completou Giannazi.
Chico Poli, como é mais conhecido, nasceu em 9 de janeiro de 1953 em Cornélio Procópio, Paraná. No entanto, ainda novo, se mudou com a família para Caconde, interior de São Paulo. Poli chegou à capital paulista aos 18 anos para estudar. É formado em Letras, Pedagogia e Direito. Profissionalmente, atuou como professor e diretor de escola da rede estadual de ensino. Ele ainda integra a diretoria do Udemo (Sindicato de Especialistas de Educação do Magistério Oficial do Estado de São Paulo).
Para o homenageado, ser considerado um cidadão paulistano pela maior Câmara Municipal do Brasil é uma honra. “Há muito tempo eu sou um cidadão paulistano de coração. Agora, eu também passo a ser de direito. Motivo de muita honra, de muito orgulho”.
Poli agradeceu Giannazi pela indicação e a todos os vereadores que aprovaram o projeto que permitiu a entrega da honraria. “Fico muito orgulhoso de fazer parte de um conjunto enorme de pessoas que são cidadãs paulistanas. Eu me sinto duas vezes paulistanos: de alma e de coração há 52 anos e, agora, de direito. É, realmente, um prazer enorme”.
A esposa do novo cidadão paulistano, Ana Cristina Prado, relatou que o marido vive para a educação. “É uma homenagem muito merecida, porque ele amanhece e anoitece pela educação. Ele ama São Paulo, ele ama trabalhar, ele ama a educação. Ele está sendo homenageado por seu trabalho com a educação no estado de São Paulo e isso é de grande honra”.
A Sessão Solene contou com a participação de autoridades sindicais, do deputado estadual Carlos Giannazi (PSOL) e da deputada federal Luciene Cavalcante (PSOL-SP).
Confira aqui o evento na íntegra: