Na primeira reunião ordinária da Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente de 2010, realizada nesta quarta-feira (24/02), os vereadores destacaram os pontos principais quer devem ser discutidos pela Comissão. O vereador Domingos Dissei (DEM), presidente, ressaltou a importância da Operação Urbana Água Branca como um dos pontos principais. “Há muitas construções sendo realizadas naquela região, que causam impacto no ambiente, no trânsito e em toda população do entorno, por isso, acho que devemos fazer um amplo debate e ouvir os anseios da comunidade”, destacou. Relógios e Pontos de ônibus Para Dissei, o projeto de lei (PL) de renovação do mobiliário urbano também merece grande destaque e deve tomar conta dos debates nos próximos meses. O parlamentar disse que o Executivo já encaminhou o projeto à Câmara. O PL ainda precisa ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça antes de ser apreciado pelos parlamentares da Comissão de Política Urbana. O projeto permite a renovação do mobiliário urbano da cidade em troca da publicidade externa em relógios de rua e abrigos de pontos de ônibus. O Legislativo precisa aprovar o projeto para que a licitação seja realizada. De acordo com a proposta, estima-se que mais de mil novos relógios serão trocados e instalados. Com relação aos abrigos dos pontos de ônibus, a empresa que vencer a licitação terá de investir na estrutura e compra de equipamentos. De acordo com o governo, grande parte deles sofre ações de vandalismo e degradação. Estima-se que o retorno aos cofres públicos poderá ser de R$ 2,5 bilhões. Plano Diretor O vice-presidente, que foi escolhido durante o encontro, vereador Toninho Paiva (PR), também lembrou que a Câmara “tem de fazer um esforço até o meio do ano e apresentar uma decisão clara e forte a respeito do projeto de lei de revisão do Plano Diretor Estratégico.” Para Paiva, “há um clamor popular por uma manifestação do Legislativo. Tem de haver uma decisão objetiva: se vamos votar ou se não vamos votar o projeto.” Participaram do encontro os vereadores Cláudio Prado (PTB), Mara Gabrili (PSDB), Toninho Paiva e Domingos Dissei, presidente. |
Política Urbana destaca importância da renovação do mobiliário urbano
Categorias
Outras notícias relacionadas
Comissão de Meio Ambiente: Parque do Carmo e hospitais veterinários; confira alguns destaques de 2025
A Comissão Extraordinária de Meio Ambiente e Direito dos Animais foi instalada em 8 de maio de 2025. No ano passado, o colegiado realizou duas sessões ordinárias e seis extraordinárias. Além disso, convocou duas audiências públicas. Na primeira reunião, em 29 de maio, os vereadores aprovaram requerimentos. O presidente da comissão, vereador Alessandro Guedes (PT),... »
Atualizado em 23/01/2026 - 12h00GCM e Sistema Smart Sampa estão entre temas da Comissão de Segurança Pública em 2025
Ao todo, em 2025, a Comissão Extraordinária de Segurança Pública se reuniu em seis oportunidades. Durante o ano, o colegiado promoveu uma audiência pública e expediu 11 ofícios. Na primeira reunião, em 22 de maio, alguns temas se destacaram. Vice-presidente da comissão, a vereadora Amanda Vettorazzo (UNIÃO) pediu informações sobre o convênio da GCM com... »
Atualizado em 22/01/2026 - 12h00Semáforos inteligentes, requalificação do Centro e acessibilidade foram temas discutidos pela Comissão de Inovação e Tecnologia em 2025
Durante o ano de 2025, a Comissão Extraordinária de Inovação, Tecnologia e Cidade Inteligente da Câmara Municipal de São Paulo promoveu 10 reuniões ordinárias, uma extraordinária e emitiu 18 ofícios. O colegiado, criado em 2024, tem entre suas finalidades debater iniciativas para acelerar a implantação de tecnologias, de processos e de métodos, em articulação com... »
Atualizado em 21/01/2026 - 12h00

