O vereador Netinho de Paula (PCdoB) acaba de apresentar, no plenário da Câmara Municipal de São Paulo, Moção de Repúdio à discriminação sofrida pelo segurança negro Januário Alves de Santana, espancado no dia 21 de agosto por seguranças da rede de supermercados Carrefour, em Osasco. A Moção foi subscrita pelo vereador Jamil Murad, líder da bancada do PCdoB. “Não é a primeira vez que práticas de racismo acontecem nesta rede de supermercados, inclusive envolvendo cidadãos acusados de roubar o próprio carro. Não podemos nos calar diante disso”, afirmou o vereador Netinho de Paula.
Para o vereador Jamil Murad é dever de o parlamentar zelar por uma vida melhor para o cidadão paulistano. “Denunciar essa prática é assegurar que qualquer pessoa tenha o direito de sair com sua família sem sofrer discriminação ou violência de qualquer tipo”, disse Jamil.
O texto da Moção cita o princípio constitucional em defesa da dignidade da pessoa humana, e ainda o objetivo fundamental da Constituição Brasileira no sentido de “promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”.
Em caso de aprovação, cópias da Moção serão enviadas ao Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Segurança Pública, ao Ministério Público e à Rede Carrefour de Hipermercados.
COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS
O vereador Jamil Murad protocolou na Comissão Extraordinária de Direitos Humanos, Cidadania, Segurança Pública e Relações Internacionais requerimento solicitando que a Comissão receba o segurança Januário Alves de Santana e representantes do Ministério Público, Secretaria de Segurança Pública de São Paulo e Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana – CONDEPE/SP para prestação de esclarecimentos a Comissão.
FATOS
No dia 21 de agosto o segurança Januário Alves de Santana foi espancado por seguranças da Nacional de Segurança Ltda, contratados pelo Carrefour e acusado por esses seguranças e soldados da Polícia Militar de tentativa de roubo do próprio carro. A Rede Carrefour é ré em diversas ações judiciais por discriminação, racismo e homofobia.
Entre as acusações há o relato de Lele Siedschlag sobre o espancamento, em 2008, de duas crianças pobres e negras por estarem brincando na esteira do Carrefour Villa Lobos. Atores negros do filme Cidade de Deus também denunciaram seguranças e PMS do Carrefour Pinheiros de racismo.
|
PCdoB apresenta Moção de Repúdio na Câmara contra racismo no Carrefour de Osasco
Categorias
Outras notícias relacionadas
Projeto que cria a Academia de Ensino e Pesquisa em Segurança Urbana é aprovado em 1º turno na Câmara de SP
Na sessão desta quarta (15/10), também foram aprovados projetos de autoria dos vereadores, entre PLs (Projetos de Lei) e PDLs (Projetos de Decreto Legislativo).
Atualizado em 15/10/2025 - 19h20Câmara de São Paulo aprova 29 projetos de vereadores em Sessão Plenária
Na Sessão Plenária desta terça-feira (14/10), a Câmara Municipal de São Paulo aprovou 29 projetos de autoria dos vereadores. Na pauta de votação, PLs (Projetos de Lei), PDLs (Projetos de Decreto Legislativo) e PRs (Projetos de Resolução). As propostas que avançaram em 1º turno voltarão a tramitar na Casa, enquanto as aprovadas em 2º turno... »
Atualizado em 14/10/2025 - 18h34Sessão Plenária desta quinta tem discursos de vereadores sobre justiça tributária e infraestrutura da capital
Discursos sobre justiça tributária para moradias sociais e infraestrutura urbana foram os destaques da Sessão Plenária da Câmara Municipal de São Paulo desta quinta-feira (9/10). Os vereadores usaram a tribuna durante o pequeno expediente e os comunicados de liderança. Ambos os espaços de fala têm cinco minutos de duração. Líder do governo na Câmara, o... »
Atualizado em 09/10/2025 - 18h35