Ouvidoria da Câmara recebe 87 manifestações em junho; e-mail e WhatsApp foram canais mais usados por munícipes

Por: DA REDAÇÃO

8 de julho de 2025 - 18:42
Relatório mensal da Ouvidoria da Câmara de São Paulo - arte ilustrativa

Em junho, a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo recebeu 87 manifestações da população, conforme consta no relatório mensal do órgão. O canal de atendimento mais utilizado pelos munícipes foi o e-mail (48%), seguido pelo WhatsApp (25%), presencial (14%), Portal do Cidadão (8%) e telefone (5%).

De acordo com o documento, entre os munícipes que procuraram a Ouvidoria, 52% das manifestações foram feitas por homens. A porcentagem de registros feitos por mulheres foi de 39%. Não informado, o que pode ser de anônimos ou instituições, corresponde a 9%.

As demandas de regiões não informadas representam 61%. Logo em seguida, vem a zona leste (16%), zona oeste (8%), zona sul (5%), zona central (5%), outras cidades (3%), além da zona norte (2%).

Principais demandas

O relatório indica que atendimentos relacionados à CMSP, sigla utilizada para retratar a Câmara Municipal de São Paulo, lideram, com 46 manifestações. Logo em seguida, vem a PMSP- sigla adotada para se referir a demandas ligadas às secretarias municipais, com 29 manifestações. Os demais atendimentos estão relacionados a assuntos privados (6), assuntos estaduais (5) e assuntos federais (1).

Quanto ao tipo, 38% referem-se a solicitações de providência seguidas de 25% de denúncias. Na sequência, aparecem livre manifestação (6%), reclamação (4%), sugestão (3%), elogio (2%) e crítica (1%).

Clique aqui e confira o relatório completo com gráficos e outras informações.

Lei de Acesso à Informação

A Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo também é responsável por divulgar o relatório referente à LAI (Lei de Acesso à Informação) que traz dados sobre o tratamento das demandas recebidas pelo Sistema de Informação ao Cidadão e pelo Sistema de Atendimento da própria Ouvidoria Parlamentar.

O prazo estabelecido pela LAI para atendimento das solicitações dos cidadãos é de 20 dias, tendo ainda mais 10 prorrogáveis. A Ouvidoria, todos os meses, trabalha em conjunto com os outros setores da Casa para cumprir este prazo e, desta forma, as demandas pendentes de meses anteriores ficam em análise nos setores competentes.

No mês de junho, foram registradas 9 demandas relacionadas à LAI e nenhuma passível de classificação sigilosa. Segundo o relatório mensal, 8 demandas foram feitas por homens e 1 por uma mulher.

Todos os registros são referentes à:

• Solicitação de informação sobre publicação das nomeações do Concurso da CMSP;

• Solicitação de informação sobre concursos anteriores da CMSP;

• Solicitação de providência sobre LGPD;

• Solicitação de informação referente aos reajustes salariais dos servidores da Câmara;

• Solicitação de informação sobre estagiário da Câmara;

• Solicitação de informação sobre servidores de gabinete de Vereador;

• Solicitação de informação sobre cargo de Técnico Legislativo;

• Solicitação de informação sobre despesas do gabinete de Vereadora;

• Solicitação de informação sobre duodécimo mensal da CMSP.

Para acessar o relatório de atendimentos da LAI (Lei de Acesso à Informação) de junho, clique aqui.

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