Para 2026, a Secretaria Municipal de Planejamento e Eficiência contará com um orçamento de R$ 31,20 milhões. O montante, indicado na Lei nº 18.377/2025 é o mesmo previsto no PL (Projeto de Lei) 1169/2025, de autoria do Executivo, que trata da LOA (Lei Orçamentária Anual).
Segundo dados da administração municipal, a Secretaria Municipal de Planejamento e Eficiência coordena o planejamento governamental e orçamentário municipal, o que inclui elaborar, monitorar e avaliar a execução do PPA (Plano Plurianual), do PDM (Programa de Metas), da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e da LOA (Lei Orçamentária Anual).
A pasta ainda busca garantir a integração das políticas públicas, programas e planos municipais aos instrumentos de planejamento, atuar como órgão central dos sistemas de planejamento e orçamento municipais e executar atividades compatíveis e correlatas com a sua área de atuação.
A tramitação do orçamento na Câmara
Protocolado na Câmara Municipal de São Paulo no último mês de setembro, o PL 1169/2025 foi discutido por representantes da administração municipal, vereadores e população em 16 Audiências Públicas promovidas pela Comissão de Finanças e Orçamento, sendo 10 temáticas, quatro regionais e duas gerais.
Ao todo, a cidade de São Paulo contará com um orçamento de R$ 137,4 bilhões para o exercício de 2026.