O novo momento do turismo em SP e as contribuições do legislativo

Artigo do vereador Gilberto Nascimento (PL) - Presidente da Comissão Extraordinária de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, Lazer, Gastronomia, da Hospitalidade e dos Eventos da Câmara Municipal de São Paulo

3 de outubro de 2025 - 06:00
Banner com foto de homem de terno e gravata, texto: “Vereador Gilberto Nascimento - PL”. Fundo com prédio moderno; cores branco, preto e azul; estilo gráfico institucional. Texto completo: “Com a Palavra, Vereador Gilberto Nascimento PL. O novo momento do turismo em SP e as contribuições do legislativo”.

Ao longo dos últimos anos, a capital paulista deixou de ser apenas um polo de negócios para se consolidar como destino cultural, de lazer e grandes eventos. Museus com agendas lotadas, a retomada de grandes eventos esportivos e um setor hoteleiro mais aquecido provam que o turismo é hoje uma importante alavanca de desenvolvimento econômico e geração de emprego em toda a cidade.

Os sinais dessa transformação são claros. Dados do setor hoteleiro apontam que finais de semana, antes com baixa ocupação, hoje registram mais de 70% em feriados prolongados, um salto que reflete o interesse crescente por nossa agenda cultural e por experiências urbanas diversificadas. A procura por atrações como o MASP e o Museu do Ipiranga, cujas visitas são marcadas com grande antecedência, confirma que turistas e paulistanos buscam por vida cultural relevante.

O turismo de eventos também tem se mostrado estratégico. Festas de rua e blocos carnavalescos geram retornos econômicos muito superiores aos de estruturas tradicionais, como o Sambódromo, e ao mesmo tempo têm se beneficiado de avanços em segurança pública e operação — a integração com iniciativas como o Smart Sampa tem ampliado a sensação de segurança e a organização durante as manifestações culturais.

A realização de partidas internacionais, como o jogo da NFL, na Neo Química Arena, demonstra o potencial de atração de público global e o poder multiplicador desses eventos beneficiando os setores de hotelaria, gastronomia, transporte e comércio. De acordo com a SPTuris, o a final da NFL no não passado injetou R$ 330 milhões na economia local. Já o São Paulo Game 2024 gerou, aproximadamente, 12,5 mil empregos e contou com a presença de quase 50 mil torcedores.

Nosso objetivo a frente da Comissão de Turismo é servir como tração e amplificar todo esse potencial com ideias, debates, iniciativas e políticas públicas efetivas para o período 2025–2028.

Entre as prioridades que estamos debatendo estão:

    • Promoção e incentivo a grandes eventos esportivos: temos uma rede integrada de serviços preparada para receber competições nacionais e internacionais. Apoiar a reativação de estruturas, como o Estádio da Portuguesa e o ginásio anexo, além de fomentar a vinda de torneios ou de finais de campeonatos será fundamental para consolidar São Paulo como palco esportivo do país.
    • Valorização da identidade cultural por bairro: assim como a Liberdade se consolidou como referência da cultura oriental, podemos legislar e fomentar políticas de reconhecimento e promoção de territórios, seja a presença portuguesa na Vila Maria, a tradição germânica no Brooklin e a italiana na Mooca ou outros polos identitários. Essa estratégia fortalece o comércio local, atrai roteiros temáticos e amplia a oferta turística distribuída pela cidade.
    • Desenvolvimento efetivo do Polo Ecoturístico da Cantareira: a Serra da Cantareira é um ativo natural único. Trata-se da maior floresta urbana nativa do mundo e merece investimentos em infraestrutura de visitação, hotelaria e roteiros sustentáveis. A Lei 16.832/18 estabeleceu e regulamentou o polo ecoturístico, mas efetivamente ainda há muito a ser feito para explorar todo o seu potencial.
    • Incentivo ao comércio noturno planejado: ampliar a vida noturna em uma capital que não para é estratégico, mas precisa ser feito com estudos de viabilidade por bairro, garantindo segurança, iluminação, transporte e espaço para gastronomia e comércio. Programas como o Rua 24 Horas, de minha autoria, podem inspirar ações pontuais, mas devem ser adaptados à realidade de cada região.
    • Parcerias público-privadas e fomento à inovação: estimular investimentos privados, plataformas digitais e modelos alternativos de hospedagem para ampliar a capacidade de acolhimento são essenciais. A Câmara deve apoiar mecanismos que facilitem investimentos responsáveis, preservando a qualidade de vida dos moradores.

Para que essas propostas avancem é preciso planejamento integrado: órgãos municipais, setor privado, sociedade civil e parlamentares devem trabalhar em sintonia. A Comissão de Turismo tem a responsabilidade de fomentar o debate, ouvir especialistas, encarar os desafios e apontar saídas, apresentar legislações e programas que facilitem a geração de empregos, a segurança dos visitantes e moradores e a preservação do patrimônio cultural e natural.

Apostar no turismo é apostar no futuro de São Paulo. Vamos transformar nossos parques, museus, bairros e arenas em oportunidades reais de desenvolvimento, com planejamento, investimento e respeito à diversidade que faz da nossa cidade um destino tão singular.

 

Confira os textos de opinião de outros parlamentares na página de Artigos de Vereadores

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