A audiência pública da revisão do Plano Diretor Estratégico (PDE) reuniu mais de 125 pessoas no teatro do CEU Lageado, na região da Subprefeitura de Guaianazes, na manhã de 15 de agosto. De acordo com os moradores, a região convive com problemas de enchente, congestionamento do trânsito devido às ruas estreitas, falta de emprego, UBS, moradia digna e meio ambiente. Apesar dos problemas imediatos apontados pela comunidade, o PDE trata da política de desenvolvimento urbano municipal geral para a cidade e pode indicar caminhos para que a situação seja normalizada.
Segundo o subprefeito de Guaianazes, Jorge Peres, é muito importante abordar esses problemas para que haja melhoria do local. “O Plano Diretor vem nortear a região; foram discorridos problemas que eu vivencio.” E mais: "O PDE traz aprimoramento nas áreas de transporte, trânsito, meio ambiente e urbanismo e que contemplar ainda melhorias para o desenvolvimento urbano."
O vereador Senival Moura (PT) destacou que “o que depender da Câmara Municipal há a disposição de cobrar todas as ações apresentadas hoje”.
O ex-vereador Beto Custódio parabeniza a participação dos moradores e reforça a importância da participação popular. “Parabéns para as coordenadorias, pois é importante a participação de vocês. Devemos ampliar a estrutura da região, precisamos remodelar o plano diretor para a melhoria da cidade.”
Olhar da comunidade
Durante a audiência pública nove pessoas se inscreveram e falaram sobre alguns pontos considerados essenciais:
Participaram da audiência de Lageado o subprefeito Jorge Peres; a arquiteta da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Janaina Clapis; o ex-vereador Beto Custódio (PT), os vereadores Milton Ferreira (PPS), Senival (PT), Zelão (PT), além do presidente da Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente Carlos Apolinário (DEM) e o relator da revisão do PDE, José Police Neto (PSDB).
|
Moradores de Guaianazes discutem PDE
Categorias
Outras notícias relacionadas
Pais e servidores municipais da rede de ensino da capital discutem educação inclusiva na Câmara
Os “Desafios e Caminhos para a Educação Inclusiva na Rede Pública: Políticas, Práticas e Garantias de Direito” foram a temática da Audiência Pública da Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo na noite desta sexta-feira (17/10). O debate foi presidido pelo vereador Celso Giannazi (PSOL), integrante do colegiado. O parlamentar destacou a... »
Atualizado em 17/10/2025 - 22h19Câmara Municipal de São Paulo debate o novo Plano Nacional de Educação
O PNE (Plano Nacional de Educação), principal diretriz da política educacional brasileira, foi tema de uma Audiência Pública na noite desta quinta-feira (16/10). A discussão foi promovida pela Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo, em parceria com a Comissão Especial da Câmara Federal dos Deputados. No Legislativo paulistano, o debate... »
Atualizado em 16/10/2025 - 22h59Orçamento 2026 e PPA: segurança urbana, desestatização e fiscalização de serviços são debatidas em audiência
Nesta quinta-feira (16/10), a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo realizou a segunda Audiência Pública temática para discutir as propostas da LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2026 e do PPA (Plano Plurianual) para o quadriênio de 2026 a 2029. O debate focou nas secretarias municipais de Segurança Urbana e de... »
Atualizado em 16/10/2025 - 21h40