Moradores da zona norte comparecem à 1ª Oficina de Participação Cidadã para o Câmara na Rua

Por: KAMILA MARINHO
CEU JAÇANÃ

21 de março de 2026 - 13:49
Foto de cinco pessoas em pé diante de plateia em sala. Projeção ao fundo com texto: “Câmara na Rua – Câmara Municipal de São Paulo”. Ambiente interno claro, com cadeiras vermelhas e parede branca. Clima de palestra ou apresentação formal.Douglas Ferreira / REDE CÂMARA SP

 

Moradores da região do Jaçanã, na zona norte da capital paulista, participaram na manhã deste sábado (21/3) da 1ª Oficina de Participação Cidadã do projeto Câmara na Rua. O evento de preparação para participação qualificada foi realizado no CEU Jaçanã, mesmo local que receberá a Feira Interativa e a Tribuna Popular do Câmara na Rua no próximo sábado, dia 28.

O curso é uma iniciativa da Escola do Parlamento do Legislativo paulistano e foi uma oportunidade para troca de informações e de ferramentas entre a comunidade e o Parlamento Municipal. Os participantes tiveram acesso ao funcionamento da Câmara de São Paulo, para organizar demandas coletivas de interesse público.

De acordo com o diretor presidente da Escola do Parlamento, Gustavo Dias, a oficina que acontece na semana que antecede o Câmara na Rua, orienta de forma prática como é possível exercer a participação cidadã. Além disso, um relatório sobre as solicitações da comunidade será repassado aos parlamentares.

“Tem a parte do laboratório, da participação das pessoas que vieram até aqui. E as demandas que foram maturadas e mais trabalhadas, serão consolidadas em um relatório que será entregue à delegação de vereadores que vai conduzir o Câmara na Rua”, explicou Gustavo.

A educadora Fernanda Luchiari de Lima ministrou a oficina com atividades sobre a organização de demandas territoriais e como a comunidade pode utilizar instrumentos como a Lei Orgânica do Município e a Carta de Serviços.

“Participação social envolve uma dimensão afetiva, de gostar de participar e entender sobre a importância de colaborar, além de ter uma noção da coletividade. A gente precisa de uma organização maior para reivindicações e acesso a direitos,” enfatizou.

Diversas demandas foram trazidas por moradoras e moradores, além de conselheiros do bairro, lideranças comunitárias, integrantes de organizações da sociedade civil e estudantes. Quem compareceu ao CEU, participou das dinâmicas e apresentou sugestões de melhorias nas áreas de zeladoria, saúde, segurança pública e infraestrutura. 

Foram apontados pedidos para limpeza de córregos e rios que passam na região, melhoria na coleta de lixo, criação de um parque linear no território, além de atendimento especial para idosos e pessoas com deficiência.

É o caso da moradora do Jaçanã, Nerolanda Caballero Urea, que veio para aprender os caminhos de aproximação com o Poder Legislativo, e solicitar mais políticas públicas voltadas às pessoas como ela.

“Eu sou deficiente visual e moro sozinha. Quero muito que a lei para remuneração de pessoas idosas e com deficiência seja efetivada na cidade de São Paulo. Além disso, precisamos de mais acessibilidade,” pediu.

Já Luiz Carlos Golia falou sobre a regularização de moradias populares na região. “Cada pessoa traz a sua necessidade, a minha é sobre o movimento nacional de luta pela moradia. A nossa necessidade é que a Cohab (Companhia de Habitação Popular) regularize algumas situações de moradia”.

As moradoras Simone Pereira e Julia Borges solicitaram mais acolhimento às mulheres em vulnerabilidade. “Gostaríamos que fosse criada uma Casa de atendimento à mulher vítima de violência”, disseram.

A criação de uma nova UBS (Unidade Básica de Saúde) foi uma demanda solicitada pela moradora Cristiane Bezerra. “Já tem até terreno para a Prefeitura construir.”

Sobre o projeto Câmara na Rua

O Câmara na Rua é uma iniciativa da Câmara Municipal de São Paulo voltada à aproximação entre o Legislativo e a população, promovendo atividades em diferentes territórios da cidade com o objetivo de ampliar canais de escuta, diálogo e participação cidadã.

Dia 28 de março, último sábado do mês, o CEU (Centro Educacional Unificado) Jaçanã, na zona norte da cidade de São Paulo, receberá a 1ª edição do evento de 2026. 

Serviço:
Câmara na Rua
Local: CEU Jaçanã
Endereço: Rua Francisca Espósito Tonetti, 105 – Jardim Guapira
Data: 28/3
Horário: 9h

Imagem colorida mostra grupo de pessoas sentadas em círculo em cadeiras brancas, em ambiente interno amplo. Fundo com paredes de concreto, janelas e piso liso; iluminação natural e ambiente de reunião comunitária.Douglas Ferreira / REDE CÂMARA SP

Outras notícias relacionadas