“Memória e Democracia”: Seminário irá estimular diálogo entre parlamentares, pesquisadores e sociedade civil

Além de palestras, os participantes irão acompanhar a exibição do documentário “Ofício: Vereador”

Por: DA REDAÇÃO

25 de fevereiro de 2026 - 16:14

Banner do evento "Memória e Democracia". Texto em destaque sobre fundos em tons de preto, branco e vermelho. Fundo com imagem desfocada do plenário da Câmara. Iluminação neutra e estilo institucional. Texto: Evento. Inscrição gratuita. 23/3 14h. MEMÓRIA E DEMOCRACIA. Plenário 1º de Maio. Debate: A preservação da memória como ferramenta essencial para a democracia no parlamento municipal. Filme: Exibição do documentário "Ofício: vereador", baseado no programa "Vossa Excelência, a Memória", da Rede Câmara. Exposição: Fotos históricas. Logotipos da Rede Câmara, Centro de Memória e Câmara Municipal de São Paulo.A Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo promove na tarde do dia 23 de março o seminário “Memória e Democracia – a preservação da memória como ferramenta para o fortalecimento da democracia no Parlamento municipal”. O presidente do Legislativo da capital paulista, vereador Ricardo Teixeira (UNIÃO), será um dos palestrantes do evento. 

Além de palestras, os participantes irão acompanhar a exibição do documentário “Ofício: Vereador”. O material reúne entrevistas com ex-vereadores de São Paulo, que tratam de diversos momentos históricos. O conteúdo reflete sobre o engajamento na campanha das Diretas Já, a relação com os prefeitos da época e como os mandatos se adaptaram ao período da ditadura militar.

Um dos objetivos do seminário é ressaltar a memória institucional da Câmara Municipal de São Paulo como instrumento de educação para a cidadania e para a democracia. A ideia também é estimular o diálogo entre parlamentares, pesquisadores e sociedade civil sobre os desafios contemporâneos da democracia no âmbito municipal.

Durante o evento, será apresentado o trabalho do Centro de Memória da Casa – espaço de preservação e difusão da memória institucional do Legislativo paulistano. A programação das atividades está disponível na página da Escola do Parlamento. A inscrição é gratuita. 

Serviço:

Tema: “Memória e Democracia”
Data: 23/3
Horário: Das 14h às 17h
Local: Plenário 1° de Maio – 1° andar da Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, 100 – Bela Vista – São Paulo/SP)
Vagas: 156
Carga Horária: 3h

Clique aqui para fazer a inscrição.

Outras notícias relacionadas