O jornalista Luís Nassif foi agraciado com o Título de Cidadão Paulistano em uma Sessão Solene realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo, na noite desta sexta-feira (14/11). A homenagem, proposta pelo vereador Eliseu Gabriel (PSB), autor do PDL 8/2025, reconhece a contribuição do jornalista mineiro de Poços de Caldas para a capital paulista ao longo de mais de cinco décadas.
“É uma grande honra entregar o Título de Cidadão Paulistano a um profissional que sempre colocou o Brasil no centro de sua vida e de seu trabalho. Nassif é um homem de ideias, coragem e sensibilidade, que inspira gerações de jornalistas e cidadãos”, elogiou Eliseu.
Nassif se mudou para São Paulo na década de 70, aos 20 anos, para estudar Comunicação Social na ECA/USP. Com passagens por veículos como Jornal da Tarde, Folha de São Paulo, Rádio e TV Bandeirantes e TV Cultura, o homenageado se tornou uma referência no jornalismo econômico.
Nos anos 80, se envolveu na campanha contra os reajustes do BNH, um dos primeiros protestos da sociedade civil contra as decisões do regime militar. Em 2013, fundou o Jornal GGN – O Jornal de Todos os Brasis, consolidando uma plataforma de atuação independente na era digital, da qual é o atual diretor e fundador.
Ao longo de sua trajetória, Luis Nassif colecionou inúmeros prêmios, como o Prêmio Esso de Jornalismo, Prêmio Comunique-se, Troféu Audálio Dantas pela defesa da democracia, Medalha da Ordem do Rio Branco e Medalha Mérito Santos Dumont. O jornalista também é músico, compositor e crítico musical.
Além das autoridades, a cerimônia reuniu colegas de imprensa, artistas e intelectuais, celebrando a vida e o legado de um profissional, que de acordo com o autor da homenagem, é uma referência de coragem e independência intelectual para São Paulo e para o Brasil.
“São Paulo é um arquipélago, um universo imenso. Minhas filhas nasceram aqui, minha família vive aqui… Eu estou há 55 anos, e hoje especialmente, estou muito feliz. Eu agradeço a homenagem”, falou Nassif.
Confira a íntegra da Sessão Solene neste link.
Veja também o álbum de fotos, disponível no Flickr da CMSP. Crédito: Richard Lourenço | REDE CÂMARA SP

