A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal aprovou parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 362/08, de autoria do vereador Antonio Carlos Rodrigues (PR), que acrescenta na Lei nº 14.223, de 26 de setembro de 2006, a Lei da Cidade Limpa, permissão para que igrejas, templos e locais de culto, além de hospitais, clínicas e casas de saúde sejam identificadas por nome, símbolos, logotipos ou logomarcas. “O presente projeto de lei visa aprimorar a Lei da Cidade Limpa, que significou um extraordinário avanço para a cidade de São Paulo, diminuindo a imensa poluição visual que a avassalava”, justifica o vereador.
Segundo Rodrigues, “a própria história da urbanização das cidades brasileiras revela que quase sempre a igreja matriz – católica romana – está no centro geográfico das aglomerações urbanas. Só esse fato histórico já prova a importância cultural e social dos templos e igrejas como locais de referência diferenciadas dos demais para a população, local ou visitante”.
E mais: “Os templos não podem receber tratamento, em termos de sinalização, como qualquer outro tipo de edificação para usos que não sejam de culto religiosos. São locais que precisam ser sinalizados com maior destaque em decorrência de sua maior relevância social.”
Além deste PL, a Comissão aprovou o parecer favorável de quatro projetos; os vereadores também aprovaram dois requerimentos do vereador Roberto Trípoli (PV).
Os seguintes projetos receberam pareceres favoráveis:
PL 111/08, do vereador Eliseu Gabriel (PSB);
PL 157/09, do vereador Antonio Carlos Rodrigues (PR); e
PL 240/09, do vereador Antonio Carlos Rodrigues.
Participaram da reunião os seguintes vereadores: Wadih Mutran (PP), Donato (PT), Milton Leite (DEM), Arselino Tatto (PT), Aurélio Miguel (PR), Roberto Tripoli (PV), Floriano Pesaro (PSDB), Adilson Amadeu (PTB) e Gilson Barreto (PSDB).
|
Igrejas, templos e hospitais podem ser identificados por seus símbolos ou logotipos
Categorias
Outras notícias relacionadas
Pessoas em situação de rua, qualificação profissional e escuta de famílias atípicas; confira alguns destaques de 2025 da Comissão de Direitos Humanos
A Comissão Extraordinária de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de São Paulo foi instalada em 8 de maio. Para 2025, a vereadora Luna Zarattini (PT) foi eleita para a presidir o colegiado. Já a vice-presidência ficou com o vereador Lucas Pavanato (PL). Também fizeram parte da comissão os parlamentares Keit Lima (PSOL), Marcelo... »
Atualizado em 18/01/2026 - 10h00Comissão de Relações Internacionais: Aproximação com comunidade acadêmica e consulados, liberdade de expressão e Terras Raras foram assuntos em 2025
A Comissão Extraordinária de Relações Internacionais foi instalada em 8 de maio. A vereadora Zoe Martínez (PL) foi eleita presidente do colegiado, e a Cris Monteiro (NOVO), vice-presidente. Integraram ainda os trabalhos os parlamentares Jair Tatto (PT), Rubinho Nunes (UNIÃO) e Silvia da Bancada Feminista (PSOL). O colegiado atua para estabelecer novos vínculos com outros... »
Atualizado em 16/01/2026 - 12h00Com foco no desenvolvimento, Comissão de Turismo apoiou o fomento à cultura, esporte e lazer
Em 2025, a Comissão Extraordinária de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer, da Gastronomia, da Hospitalidade e dos Eventos da Câmara Municipal de São Paulo realizou oitivas e debates voltados à diferentes temas. Entre eles, infraestrutura e fomento de eventos na capital paulista. No ano passado, o colegiado fez 11 reuniões ordinárias e uma... »
Atualizado em 15/01/2026 - 12h00.jpg)
.jpg)
.jpg)