O vereador Cláudio Prado (PDT), presidente da Comissão Extraordinária do Idoso e da Assistência Social, destacou na reunião desta quarta-feira (03/11) que os idosos devem participar das audiências públicas que vão discutir o Orçamento do Município para 2011, afim de que suas reivindicações sejam atendidas, com a liberação de verbas para os programas de atendimento à população da terceira idade. Também pediu para que formem uma comissão para debater a consolidação da lei do Idoso. “Nós da Comissão estamos construindo um debate que achamos importantíssimo. Queremos que os idosos participem da elaboração do Orçamento para que a Prefeitura libere recursos para que sejam aplicados nos programas que defendam os idosos”, destacou Cláudio Prado.
O vereador explicou que cada secretaria toma uma determinada ação e tem um programa determinado para o idoso. “Por exemplo, nós temos o programa Cuidador do Idoso desenvolvido pela Secretaria Saúde. São 18 equipes. É um programa maravilhoso. Nós da comissão, junto com as instituições do Grande Conselho do Idoso, queremos aumentar essas equipes. Queremos saber qual é a rubrica do Orçamento para destinar mais recursos para que sejam constituídas cem equipes, porque é uma prestação de serviço que o idoso necessita.”
Cláudio Prado lembrou que outras secretarias possuem seus programas destinados ao idoso, mas “sem qualquer coordenação”. Por isso, os conselheiros do Grande Conselho sugeriram que os vereadores lutassem em favor da criação da Secretaria do Idoso.
Na cidade de São Paulo 12% da população são de idosos, ou seja, 1,2 milhão de pessoas. “O orçamento previsto para o próximo ano é de R$ 34 bilhões e a Prefeitura deveria destinar o mesmo percentual (12%) para os programas dos idosos. Se esse valor for destinado os idosos vão estar sendo atendidos como merecem”, concluiu o vereador.
Participaram da reunião os seguintes vereadores: Cláudio Prado (PDT), José Ferreira Zelão (PT) e Milton Ferreira (PPS).
|
Idosos devem participar das discussões do Orçamento
Categorias
Outras notícias relacionadas
Comissão de Meio Ambiente: Parque do Carmo e hospitais veterinários; confira alguns destaques de 2025
A Comissão Extraordinária de Meio Ambiente e Direito dos Animais foi instalada em 8 de maio de 2025. No ano passado, o colegiado realizou duas sessões ordinárias e seis extraordinárias. Além disso, convocou duas audiências públicas. Na primeira reunião, em 29 de maio, os vereadores aprovaram requerimentos. O presidente da comissão, vereador Alessandro Guedes (PT),... »
Atualizado em 23/01/2026 - 12h00GCM e Sistema Smart Sampa estão entre temas da Comissão de Segurança Pública em 2025
Ao todo, em 2025, a Comissão Extraordinária de Segurança Pública se reuniu em seis oportunidades. Durante o ano, o colegiado promoveu uma audiência pública e expediu 11 ofícios. Na primeira reunião, em 22 de maio, alguns temas se destacaram. Vice-presidente da comissão, a vereadora Amanda Vettorazzo (UNIÃO) pediu informações sobre o convênio da GCM com... »
Atualizado em 22/01/2026 - 12h00Semáforos inteligentes, requalificação do Centro e acessibilidade foram temas discutidos pela Comissão de Inovação e Tecnologia em 2025
Durante o ano de 2025, a Comissão Extraordinária de Inovação, Tecnologia e Cidade Inteligente da Câmara Municipal de São Paulo promoveu 10 reuniões ordinárias, uma extraordinária e emitiu 18 ofícios. O colegiado, criado em 2024, tem entre suas finalidades debater iniciativas para acelerar a implantação de tecnologias, de processos e de métodos, em articulação com... »
Atualizado em 21/01/2026 - 12h00

