Nesta quinta-feira (12/2), a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo publicou no Diário Oficial o edital que trata do credenciamento de profissionais interessados em atuar, de forma remunerada, nas Oficinas de Preparação para Participação Qualificada no Câmara na Rua, projeto lançado no ano passado que busca aproximar a Câmara de Vereadores do cidadão paulistano.
O objetivo da iniciativa é qualificar a relação entre a população e o Poder Legislativo municipal, promovendo espaços de escuta, organização coletiva de demandas e educação política.
Sobre as oficinas
Com formação teórica e prática, as oficinas terão como foco temas como democracia representativa, participação cidadã, funcionamento dos Poderes Executivo e Legislativo no âmbito municipal, identificação e organização de demandas públicas, tradução de demandas territoriais em linguagem institucional e uso da Carta de Serviços e da Lei Orgânica do Município.
A carga horária total é de 24 horas, distribuídas entre:
- 4 oficinas presenciais (12h), no regime de Facilitador de Aprendizagem;
- 4 avaliações e relatórios técnicos (8h), no regime de Avaliador;
- 4 gravações de podcast vinculadas ao projeto Câmara na Rua (4h), também no regime de Facilitador de Aprendizagem.
As oficinas ocorrerão presencialmente no primeiro semestre deste ano, em datas e locais a serem definidos pela Escola do Parlamento.
Quem pode se inscrever
Podem participar do credenciamento profissionais com graduação completa, obrigatoriamente, reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação), experiência comprovada na condução de oficinas e processos participativos, atuação institucional em projetos de participação social ou educação política e produção técnica ou acadêmica relacionada ao tema.
Inscrições e avaliação
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do formulário eletrônico disponível neste link, com envio de toda a documentação exigida em formato PDF.
A seleção será realizada por comissão da Escola do Parlamento, considerando perfil acadêmico, experiência profissional e produção técnica. A pontuação mínima para credenciamento é de 50 pontos, e o credenciamento terá validade de até dois anos.
Cronograma
Publicação do edital: 12/2/2026
Inscrições: 13/2/2026 a 24/2/2026
Publicação das inscrições habilitadas: 27/2/2026
Resultado preliminar: 11/3/2026
Resultado definitivo: 16/3/2026
Para mais informações, envie um e-mail para atendimento.ep@saopaulo.sp.leg.br.