Depois de ouvir os 31 subprefeitos da cidade de São Paulo, a CPI das Enchentes iniciou, nesta quarta-feira (06/10), o processo de recolher depoimentos dos empresários do ramo de limpeza urbana que prestam serviço para prefeitura. O primeiro a ser ouvido foi Marcos Francisco Pereira Ignácio proprietário da Potenza Engenharia, empresa prestadora de serviço para várias subprefeituras entre elas Santo Amaro, Sé e Vila Prudente. Na terça-feira (05/10), o vereador e presidente da CPI, Adilson Amadeu (PTB) visitou a subprefeitura de Santo Amaro para acompanhar as equipes que fazem limpeza de bueiros na região. Amadeu informou ao proprietário da Potenza os problemas encontrados na inspeção. “Faltavam botas longas, máscara e luvas para os funcionários”, numerou o vereador.
Além disso, Amadeu constatou que algumas bocas de lobo demoraram até uma hora e meia para serem limpas contrariando a informação dada pelo subprefeito de Santo Amaro de que, diariamente, são limpas em média 150 bocas de lobo por equipe.
Em suas investigações, os vereadores descobriram que a Potenza ocupa o mesmo endereço da empresa Molise (outra prestadora de serviço para a municipalidade), na Vila Guilherme. Questionado pelo vereador Quito Formiga (PR), Marcos Ignácio garantiu que não é mais dono da Molise e esta foi comprada por um ex-funcionário.
Na reunião também foram ouvidos Gregório Wanderley Cerveira (Camp Jato Limpeza Técnica); e Arnaldo Tonanni (Tonanni Construções).
Participaram da CPI os vereadores José Police Neto (PSDB), Gilberto Natalini (PSDB), Adilson Amadeu, Wadih Mutran (PP), Quito Formiga, Souza Santos (PSDB), José Américo (PT), Alfredinho (PT) e Zelão (PT).
|
Empresários que prestam serviço de limpeza urbana são ouvidos pela CPI das Enchentes
Categorias
Outras notícias relacionadas
Vereadores da CPI Pantanal recebem representantes da SP Águas e da Semil
A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) Pantanal da Câmara Municipal de São Paulo retomou os trabalhos de 2026 nesta quinta-feira (5/2). A comissão investiga as enchentes que atingem, há décadas, a região do Jardim Pantanal, no extremo leste da capital paulista. No primeiro encontro do ano, os vereadores que integram o colegiado receberam dois convidados. ... »
Atualizado em 05/02/2026 - 16h23CPI do Jockey Club aprova pedido de documentos e informações para Cartório de Registro de Imóveis
A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Jockey Club da Câmara Municipal de São Paulo deu início aos trabalhos de 2026, em reunião nesta terça-feira (3/2), com a aprovação de um requerimento de informações e documentos ao 4º Cartório de Registro de Imóveis de São Paulo. O objetivo do colegiado é investigar a regularidade fiscal... »
Atualizado em 03/02/2026 - 15h59


