Educação parental será assunto de seminário da Escola do Parlamento

Por: DA REDAÇÃO

15 de setembro de 2025 - 13:31

 

Arte gráfica de divulgação do seminário 'Cultura de Parentalidade e Educação – Políticas Públicas em Debate'. No topo, em fundo azul, aparece o título ‘Seminário’ e logo abaixo, em letras brancas, a chamada ‘Inscrições abertas’. A imagem de fundo mostra mãos abertas segurando recortes coloridos de figuras humanas. À esquerda, em destaque, está o título do evento: ‘Cultura de parentalidade e educação’, com subtítulo em azul claro ‘Políticas públicas em debate’. À direita, ícones destacam as informações: local – Viaduto Jacareí, 100, CMSP; data – terça-feira, 23/09; horário – das 14h às 18h. Na parte inferior estão os logotipos da Câmara Municipal de São Paulo, da Consultoria Técnico-Legislativa e da Escola do Parlamento, além de um link para mais informações (https://linktr.ee/escoladoparlamento)

A Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo, está com inscrições abertas para o seminário “Cultura de Parentalidade e Educação – Políticas Públicas em Debate”. A atividade, organizada em parceria com a Consultoria Técnica Legislativa das Áreas Sociais do Legislativo paulistano, será realizada no próximo dia 23 de setembro (terça-feira), das 14h às 18h.

O seminário tem como objetivos promover o debate sobre educação parental no contexto da educação integral; fortalecer o vínculo entre escola, família e comunidade; e subsidiar a formulação de políticas públicas.

O público-alvo são gestores de escolas, professores, assistentes sociais, integrantes de Conselhos Tutelares, famílias, mães, pais e responsáveis por crianças e adolescentes, assessores parlamentares, sindicatos dos professores e da assistência social e demais interessados no tema.

Confira abaixo a programação completa e clique aqui para realizar a sua inscrição.

14h – Abertura – Educação Parental e formação de comunidades: uma necessidade dos novos tempos

Ana Paula Izidoro Cury, médica antroposófica, fundadora da Escola de Famílias da Escola Waldorf Rudolf Steiner e do COPA – formação para líderes de comunidades parentais

 

15h – Mesa 1 – A família na Escola e Programas de Parentalidade

Programas de Parentalidade: evidências científicas e estratégias de implementação

Marcelo Couto Dias, cientista social, professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Família na Sociedade Contemporânea e Secretário da Família, Cidadania e Segurança Alimentar da Prefeitura de Osasco.

A família na Escola: história e relato de uma experiência de Educação Parental

Sandra Rejania da Silva, pedagoga. Coordenadora EMEI Borba Gato

Mediação – Juliana Barbosa Ramalho, pedagoga, professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, atualmente na Função de Assistente de Diretor de Escolar na Prefeitura de São Paulo.

 

16h30 – Mesa 2 – Cultura da Parentalidade – Benefícios e desafios

Os benefícios de se investir na primeira infância

Patricia Gimael, psicóloga, docente do Instituto Maiana e coautora do livro Infância Vivenciada.

Cultura de Parentalidade

Adriana Jubran, educadora parental, psicóloga, defensora das infâncias e idealizadora do Hubbee de Inovação Social para a Parentalidade

Mediação: Ivana Moreira, jornalista e organizadora do Congresso Parental.

 

Serviço:
Seminário “Cultura de Parentalidade e Educação – Políticas Públicas em Debate”
Data: 23/9
Horário: 14 às 18h
Local: Sala Sérgio Vieira de Mello – 1º Subsolo, Câmara Municipal de São Paulo
Inscrições: Clique aqui.

Outras notícias relacionadas