Vereadores e entidades se reuniram, nesta quarta-feira (21/10), com o secretário municipal de Educação, Alexandre Schneider para debater os problemas da educação infantil. Schneider falou do processo de transparência pela qual a Secretaria Municipal de Educação (SME) vem passando. “Disponibilizamos publicamente a lista da demanda por vagas em creches. A priorização só acontece com crianças em situação de risco ou por determinação do Ministério Público”, justificou.
O secretário apresentou dados que ilustram o crescimento dos investimentos em educação infantil. “Em 2004 eram 59 mil vagas para crianças de zero a três anos. Atualmente, a rede municipal oferece 122.400 mil vagas. Não quero dizer que o problema está resolvido, mas estamos fazendo a nossa parte”, justificou.
Representantes do Movimento Creche para Todos reconheceram os avanços no sentido de tornar as ações da Secretaria transparentes, mas criticaram a rigidez da portaria que determina os documentos necessários para que a criança possa entrar na fila. “Pessoas que moram em favelas têm dificuldades em conseguir comprovantes de residência”, afirmou Salomão Ximenes, da ONG Ação Educativa que faz parte do Movimento.
Outra reivindicação do Movimento é que o Plano de Expansão para educação infantil seja público e pressuponha a participação popular. O secretário justificou que as ações estão contempladas no Plano Plurianual (PPA). “ O PPA pode ser disponibilizados para vocês, lá estão as informações de onde, quando e quantas novas unidades serão construídas”.
O vereador Eliseu Gabriel (PSB), presidente da Comissão, elogiou as ações da SME. “Percebemos um crescimento expressivo nos investimentos por aluno na rede municipal”. Gabriel também agradeceu a participação dos movimentos sociais na discussão.
Participaram da reunião os vereadores Claudio Fonseca (PPS), Netinho de Paula(PCdoB), Eliseu Gabriel ,Claudinho (PSDB), Alfredinho(PT), Edir Sales (DEM) e Jooji Hato ( PMDB)
|
Demanda por creche é discutida na Câmara
Categorias
Outras notícias relacionadas
Audiências Públicas na Câmara: projeto da Planta Genérica de Valores está entre os debates da semana
Quatro Comissões da Câmara Municipal de São Paulo promovem Audiências Públicas nesta semana. Consulte abaixo a programação. Além da participação presencial, é possível se manifestar de forma virtual. Acompanhe a agenda e veja o passo a passo no hotsite de Audiências Públicas. 20/10 – segunda-feira 18h Comissão Extraordinária de Direitos Humanos e Cidadania Tema: Desafios... »
Atualizado em 19/10/2025 - 15h00Orçamento 2026 e PPA: região central e zona oeste são debatidas em Audiência Pública regional
Neste domingo (19/10), a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo realizou a segunda Audiência Pública regional a respeito das propostas do Orçamento de 2026 e do PPA (Plano Plurianual) 2026-2029. O debate teve como tema a região central e a zona oeste da cidade e aconteceu no CSEB (Centro de... »
Atualizado em 19/10/2025 - 14h16Comissão de Direitos Humanos marca audiência sobre desafios para a retomada de vínculos familiares com pessoas aprisionadas
“Familiares exercendo sua Cidadania: Desafios e Possibilidades para a Retomada dos Vínculos Afetivos e de Confiança Com as Pessoas Aprisionadas em um Contexto de Interiorização dos Presídios” é o tema de uma Audiência Pública que a Comissão Extraordinária de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de São Paulo realizará na próxima segunda-feira (20/10), a... »
Atualizado em 18/10/2025 - 15h44