Vereadores e entidades se reuniram, nesta quarta-feira (21/10), com o secretário municipal de Educação, Alexandre Schneider para debater os problemas da educação infantil. Schneider falou do processo de transparência pela qual a Secretaria Municipal de Educação (SME) vem passando. “Disponibilizamos publicamente a lista da demanda por vagas em creches. A priorização só acontece com crianças em situação de risco ou por determinação do Ministério Público”, justificou.
O secretário apresentou dados que ilustram o crescimento dos investimentos em educação infantil. “Em 2004 eram 59 mil vagas para crianças de zero a três anos. Atualmente, a rede municipal oferece 122.400 mil vagas. Não quero dizer que o problema está resolvido, mas estamos fazendo a nossa parte”, justificou.
Representantes do Movimento Creche para Todos reconheceram os avanços no sentido de tornar as ações da Secretaria transparentes, mas criticaram a rigidez da portaria que determina os documentos necessários para que a criança possa entrar na fila. “Pessoas que moram em favelas têm dificuldades em conseguir comprovantes de residência”, afirmou Salomão Ximenes, da ONG Ação Educativa que faz parte do Movimento.
Outra reivindicação do Movimento é que o Plano de Expansão para educação infantil seja público e pressuponha a participação popular. O secretário justificou que as ações estão contempladas no Plano Plurianual (PPA). “ O PPA pode ser disponibilizados para vocês, lá estão as informações de onde, quando e quantas novas unidades serão construídas”.
O vereador Eliseu Gabriel (PSB), presidente da Comissão, elogiou as ações da SME. “Percebemos um crescimento expressivo nos investimentos por aluno na rede municipal”. Gabriel também agradeceu a participação dos movimentos sociais na discussão.
Participaram da reunião os vereadores Claudio Fonseca (PPS), Netinho de Paula(PCdoB), Eliseu Gabriel ,Claudinho (PSDB), Alfredinho(PT), Edir Sales (DEM) e Jooji Hato ( PMDB)
|
Demanda por creche é discutida na Câmara
Categorias
Outras notícias relacionadas
Pessoas em situação de rua, qualificação profissional e escuta de famílias atípicas; confira alguns destaques de 2025 da Comissão de Direitos Humanos
A Comissão Extraordinária de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de São Paulo foi instalada em 8 de maio. Para 2025, a vereadora Luna Zarattini (PT) foi eleita para a presidir o colegiado. Já a vice-presidência ficou com o vereador Lucas Pavanato (PL). Também fizeram parte da comissão os parlamentares Keit Lima (PSOL), Marcelo... »
Atualizado em 18/01/2026 - 10h00Comissão de Relações Internacionais: Aproximação com comunidade acadêmica e consulados, liberdade de expressão e Terras Raras foram assuntos em 2025
A Comissão Extraordinária de Relações Internacionais foi instalada em 8 de maio. A vereadora Zoe Martínez (PL) foi eleita presidente do colegiado, e a Cris Monteiro (NOVO), vice-presidente. Integraram ainda os trabalhos os parlamentares Jair Tatto (PT), Rubinho Nunes (UNIÃO) e Silvia da Bancada Feminista (PSOL). O colegiado atua para estabelecer novos vínculos com outros... »
Atualizado em 16/01/2026 - 12h00Com foco no desenvolvimento, Comissão de Turismo apoiou o fomento à cultura, esporte e lazer
Em 2025, a Comissão Extraordinária de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer, da Gastronomia, da Hospitalidade e dos Eventos da Câmara Municipal de São Paulo realizou oitivas e debates voltados à diferentes temas. Entre eles, infraestrutura e fomento de eventos na capital paulista. No ano passado, o colegiado fez 11 reuniões ordinárias e uma... »
Atualizado em 15/01/2026 - 12h00