A Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente e Juventude se reuniu, nesta terça-feira ( 30/06), para fazer um balanço das atividades realizadas no primeiro semestre do ano de 2009. A falta de vagas em creches; o não recebimento do certificado pelos alunos que concluíram o Projovem, programa federal para profissionalização de jovens; o diagnóstico das deficiências dos Centros de Referência da Criança e do Adolescente (CRECAs); e o repasse de verbas para entidades sociais foram alguns dos temas abordados pela Comissão. As atividades externas também fizeram parte da agenda da Comissão nestes primeiros meses. Como encontros com secretários municipais, Alexandre Schneider, secretário de educação; e Alda Marco Antonio, secretária da Assistência e Desenvolvimento Social. Destaque para a audiência pública realizada na sede a ONG Ação Educativa que teve objetivo de discutir a realização da Semana do Hip Hop e foi presidida pela vereadora Juliana Cardoso ( PT).
Nesse período, a Comissão também formou três grupos de trabalho: GT legislação, para tratar da consolidação das leis da infância, adolescência e juventude; GT convênios, para tratar do repasse de verbas para entidades sociais e GT Educação para estudar o Plano Municipal de Educação e a falta de vagas nas creches
O vereador Netinho de Paula (PC do B), presidente da Comissão, acredita que o saldo foi positivo. “É uma demanda grandiosa que recebemos a cada reunião. Entendemos que o processo burocrático é lento, mas quando se trata de criança não dá para esperar. Por isso, precisamos que as demandas sejam organizadas para facilitar o foco nos trabalhos”, pediu o presidente.
Para o próximo semestre, além da continuidade dos trabalhos já iniciados, os vereadores sugeriram que seja trazido para o debate o problema dos conselheiros tutelares. “Os conselheiros têm um papel importante na maioria das questões que a gente trata aqui, pois estão dentro da comunidade”, afirmou a vereadora Sandra Tadeu ( DEM).
Também participaram da reunião os vereadores Alfredinho(PT), Senival Moura(PT) e Juliana Cardoso.
|
Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente e Juventude faz balanço dos trabalhos do 1º semestre
Categorias
Outras notícias relacionadas
Pessoas em situação de rua, qualificação profissional e escuta de famílias atípicas; confira alguns destaques de 2025 da Comissão de Direitos Humanos
A Comissão Extraordinária de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de São Paulo foi instalada em 8 de maio. Para 2025, a vereadora Luna Zarattini (PT) foi eleita para a presidir o colegiado. Já a vice-presidência ficou com o vereador Lucas Pavanato (PL). Também fizeram parte da comissão os parlamentares Keit Lima (PSOL), Marcelo... »
Atualizado em 18/01/2026 - 10h00Comissão de Relações Internacionais: Aproximação com comunidade acadêmica e consulados, liberdade de expressão e Terras Raras foram assuntos em 2025
A Comissão Extraordinária de Relações Internacionais foi instalada em 8 de maio. A vereadora Zoe Martínez (PL) foi eleita presidente do colegiado, e a Cris Monteiro (NOVO), vice-presidente. Integraram ainda os trabalhos os parlamentares Jair Tatto (PT), Rubinho Nunes (UNIÃO) e Silvia da Bancada Feminista (PSOL). O colegiado atua para estabelecer novos vínculos com outros... »
Atualizado em 16/01/2026 - 12h00Com foco no desenvolvimento, Comissão de Turismo apoiou o fomento à cultura, esporte e lazer
Em 2025, a Comissão Extraordinária de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer, da Gastronomia, da Hospitalidade e dos Eventos da Câmara Municipal de São Paulo realizou oitivas e debates voltados à diferentes temas. Entre eles, infraestrutura e fomento de eventos na capital paulista. No ano passado, o colegiado fez 11 reuniões ordinárias e uma... »
Atualizado em 15/01/2026 - 12h00.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)