A Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente e Juventude se reuniu, nesta terça-feira ( 30/06), para fazer um balanço das atividades realizadas no primeiro semestre do ano de 2009. A falta de vagas em creches; o não recebimento do certificado pelos alunos que concluíram o Projovem, programa federal para profissionalização de jovens; o diagnóstico das deficiências dos Centros de Referência da Criança e do Adolescente (CRECAs); e o repasse de verbas para entidades sociais foram alguns dos temas abordados pela Comissão. As atividades externas também fizeram parte da agenda da Comissão nestes primeiros meses. Como encontros com secretários municipais, Alexandre Schneider, secretário de educação; e Alda Marco Antonio, secretária da Assistência e Desenvolvimento Social. Destaque para a audiência pública realizada na sede a ONG Ação Educativa que teve objetivo de discutir a realização da Semana do Hip Hop e foi presidida pela vereadora Juliana Cardoso ( PT).
Nesse período, a Comissão também formou três grupos de trabalho: GT legislação, para tratar da consolidação das leis da infância, adolescência e juventude; GT convênios, para tratar do repasse de verbas para entidades sociais e GT Educação para estudar o Plano Municipal de Educação e a falta de vagas nas creches
O vereador Netinho de Paula (PC do B), presidente da Comissão, acredita que o saldo foi positivo. “É uma demanda grandiosa que recebemos a cada reunião. Entendemos que o processo burocrático é lento, mas quando se trata de criança não dá para esperar. Por isso, precisamos que as demandas sejam organizadas para facilitar o foco nos trabalhos”, pediu o presidente.
Para o próximo semestre, além da continuidade dos trabalhos já iniciados, os vereadores sugeriram que seja trazido para o debate o problema dos conselheiros tutelares. “Os conselheiros têm um papel importante na maioria das questões que a gente trata aqui, pois estão dentro da comunidade”, afirmou a vereadora Sandra Tadeu ( DEM).
Também participaram da reunião os vereadores Alfredinho(PT), Senival Moura(PT) e Juliana Cardoso.
|
Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente e Juventude faz balanço dos trabalhos do 1º semestre
Categorias
Outras notícias relacionadas
Pais e servidores municipais da rede de ensino da capital discutem educação inclusiva na Câmara
Os “Desafios e Caminhos para a Educação Inclusiva na Rede Pública: Políticas, Práticas e Garantias de Direito” foram a temática da Audiência Pública da Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo na noite desta sexta-feira (17/10). O debate foi presidido pelo vereador Celso Giannazi (PSOL), integrante do colegiado. O parlamentar destacou a... »
Atualizado em 17/10/2025 - 22h19Câmara Municipal de São Paulo debate o novo Plano Nacional de Educação
O PNE (Plano Nacional de Educação), principal diretriz da política educacional brasileira, foi tema de uma Audiência Pública na noite desta quinta-feira (16/10). A discussão foi promovida pela Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo, em parceria com a Comissão Especial da Câmara Federal dos Deputados. No Legislativo paulistano, o debate... »
Atualizado em 16/10/2025 - 22h59Orçamento 2026 e PPA: segurança urbana, desestatização e fiscalização de serviços são debatidas em audiência
Nesta quinta-feira (16/10), a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo realizou a segunda Audiência Pública temática para discutir as propostas da LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2026 e do PPA (Plano Plurianual) para o quadriênio de 2026 a 2029. O debate focou nas secretarias municipais de Segurança Urbana e de... »
Atualizado em 16/10/2025 - 21h40