Em busca de encontrar soluções para os problemas relacionados a proteção animal no município de São Paulo, a Comissão de estudos ouviu, nesta quarta-feira(24/06), as medidas do governo da capital paranaense para resolver essas questões. Em abril de 2009, a prefeitura de Curitiba lançou a Rede de Defesa e Proteção Animal que tem por objetivo desenvolver campanhas para incentivar a guarda responsável, criar um Sistema de Informações e Identificação Animal ( SIA) e aplicar microchips gratuitamente para monitorar os bichos sob a responsabilidade de seus donos. Animais de qualquer espécie deverão ser microchipados.
A Rede envolve uma série de instituições como a Anclivepa-PR (Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais ), a UFPR, o Comupa (Conselho Municipal Proteção Animal) e as entidades protetoras. “O desafio é realizar ações coordenadas e promover a comunicação entre as partes”, afirmou Marcos Traad, zootecnista e coordenador do programa.
O fato de o projeto não priorizar a castração em massa gerou polêmica entre os participantes. Eles afirmam que esta é uma ação aconselhada pela Organização Mundial da Saúde. Traad justificou: “para obter resultados satisfatórios, a castração tem que ser ampla e constante porque os animais se reproduzem rapidamente o que exigiria muitos recursos. Esse procedimento só será realizado em casos específicos como o controle populacional em áreas carentes, por exemplo”.
Selma Mandruca coordenadora nacional da GAP-Brasil (Grupo de apoio aos primatas) falou do drama dos animais em circo – maus tratos, segurança e saúde pública. O GAP é um santuário que abriga animais (sobretudo chipanzés) oriundos de circos e zoológicos.
A Comissão é presidida pelo vereador Roberto Tripoli(PV) e composta pelos vereadores Aurélio Miguel(PR), Gilberto Natalini(PSDB) e Atílio Francisco(PRB).
|
Curitiba apresenta sua Rede de Defesa e Proteção Animal na Câmara
Categorias
Outras notícias relacionadas
Saúde, bem-estar animal, clima e mais; confira os 36 projetos que estão na audiência de Política Urbana de quarta
A Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente da Câmara Municipal de São Paulo discutirá 36 (Projetos de Lei) em uma Audiência Pública na próxima quarta-feira (22/10). No debate, que tem início às 13h, a maioria das propostas – sobre assuntos como saúde e bem-estar animal, mudanças climáticas, serviços públicos, urbanismo e zeladoria –... »
Atualizado em 18/10/2025 - 09h31Pais e servidores municipais da rede de ensino da capital discutem educação inclusiva na Câmara
Os “Desafios e Caminhos para a Educação Inclusiva na Rede Pública: Políticas, Práticas e Garantias de Direito” foram a temática da Audiência Pública da Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo na noite desta sexta-feira (17/10). O debate foi presidido pelo vereador Celso Giannazi (PSOL), integrante do colegiado. O parlamentar destacou a... »
Atualizado em 17/10/2025 - 22h19Câmara Municipal de São Paulo debate o novo Plano Nacional de Educação
O PNE (Plano Nacional de Educação), principal diretriz da política educacional brasileira, foi tema de uma Audiência Pública na noite desta quinta-feira (16/10). A discussão foi promovida pela Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo, em parceria com a Comissão Especial da Câmara Federal dos Deputados. No Legislativo paulistano, o debate... »
Atualizado em 16/10/2025 - 22h59