A Câmara Municipal de São Paulo instalou, na manhã desta quinta-feira (4/9), a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) Pantanal, aprovada no Plenário da Casa em abril deste ano. Proposta e presidida pelo vereador Alessandro Guedes (PT), a finalidade será investigar as causas e buscar soluções para os problemas das inúmeras enchentes, alagamentos e inundações no bairro de Jardim Pantanal e região. A instalação da CPI só foi possível depois de uma determinação do TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo).
“São décadas de problemas que a nossa CPI pretende ajudar a a pontar as soluções. É possível resolver o problema do Jardim Pantanal sim! Nós vivemos na cidade mais rica do país, com um orçamento de quase R$ 130 bilhões. Então, nós pretendemos fazer um trabalho duro e intenso para colaborar com soluções. É uma CPI propositiva, para unir o governo federal, estadual e municipal na solução, junto com a Câmara Municipal de São Paulo”, comentou Alessandro Guedes.
Além da instalação da CPI Pantanal, a reunião desta quinta-feira elegeu a vice-presidente e o relator dos trabalhos. Para a vice-presidência, foi escolhida a vereadora Marina Bragante (REDE). “A gente tem que ter o compromisso de, claro, com as pessoas que ali residem, de como a gente protege e garante a qualidade de vida desses afetados, mas também de se debruçar nos estudos que já estão sendo feitos há muito tempo. Então, acho que nós temos um bom caminho para a gente trilhar, sanar de vez esse problema e cuidar das pessoas como elas merecem”, declarou a parlamentar.
A relatoria ficará a cargo do vereador Silvão Leite (UNIÃO). “Agora chegou o momento da gente realmente buscar soluções efetivas. Tenho certeza que com a participação dessa nossa equipe de vereadores experientes e conhecedores da região, nós vamos conseguir buscar soluções para esse povo que sofre ali há muito tempo”, comentou.
Também foram aprovados 10 requerimentos, todos de autoria do vereador Alessandro Guedes, que convidam autoridades, entidades e órgãos públicos, de todos os níveis da federação, para acompanharem as reuniões da CPI. O grupo se reunirá presencialmente todas às quintas-feiras, das 11h às 13h, na Câmara Municipal.
A reunião de instalação, que pode ser conferida na íntegra neste link, foi conduzida pelo vereador Alessandro Guedes (PT), presidente da CPI Pantanal. Também participaram a vice-presidente, vereadora Marina Bragante (REDE), o relator dos trabalhos, vereador Silvão Leite (UNIÃO), e os vereadores Dr. Milton Ferreira (PODE), Major Palumbo (PP), Paulo Frange (MDB) e Sonaira Fernandes (PL), integrantes do colegiado.