A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) Pantanal, que tem como finalidade investigar as causas e buscar soluções para os problemas das enchentes do Jardim Pantanal, na zona leste de São Paulo, realizou mais uma reunião nesta quinta-feira (13/11). Os parlamentares receberam Marcos Monteiro, secretário municipal de Infraestrutura Urbana e Obras.
O secretário fez uma apresentação com o histórico da situação do Jd. Pantanal e falou como a atual gestão tem trabalho na região. Ele também apresentou ações mais recentes de programas da Prefeitura como o Recupera Pantanal, entre elas, a criação de uma barreira de proteção, orçada em R$ 32,5 milhões, e uma pista de serviços. Segundo o secretário, já estão acontecendo obras de microdrenagem no valor de R$ 60 milhões. Também será feito um atendimento social com 1.400 famílias que serão removidas até outubro do ano que vem. “São cerca de 1.400 famílias que vão ter ou indenização ou um aluguel social e com isso a gente vai resolver em um prazo bem mais curto a situação delas”.
O relator da CPI, vereador Silvão Leite (UNIÃO), falou sobre a criação da barreira de proteção. “Acredito que seja uma forma da gente estancar essa ocupação de comércio que existe lá onde alguém ganha dinheiro com descarte irregular e depois ganha dinheiro vendendo terreno.”
Também foi apresentado o projeto de um parque esponja, na região de Guarulhos, na Grande São Paulo, para servir de reservatório e ter um canal de transbordo para o rio Tietê. Outras sugestões de melhorias estão sendo analisadas junto ao governo do Estado.
O presidente da CPI, vereador Alessandro Guedes (PT) comemorou o fato de a secretaria ter acatado a sugestão de armazenamento de água na Lagoa Itaim. “Nós apresentamos como possibilidade a proposta de um piscinão natural com mais de 9 milhões e meio de metros cúbicos de capacidade e que se tornaria o maior piscinão do Brasil e ajudaria a reter as águas que vem do Alto Tietê.”
Durante a reunião, os vereadores também aprovaram requerimentos de estudos de viabilidade técnica para a Lagoa Itaim, visando a solução de enchentes na região, além da criação de um plano de trabalho municipal em ação de prevenção e atendimento assistencial imediato para a comunidade do Jd. Pantanal.
Também participaram da reunião, que pode ser conferida neste link, os vereadores Major Palumbo (PP), Sonaira Fernandes (PL) e Dr. Milton Ferreira (PODE).
