CPI Pantanal realiza oitiva com moradores da região leste da capital

Por: FELIPE BROSCO
DA REDAÇÃO

23 de outubro de 2025 - 16:22

Vereadores da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) Pantanal ouviram nesta quinta-feira (23/10) moradores da zona leste da cidade de São Paulo sobre os impactos causados pelas chuvas. O colegiado investiga as enchentes que atingem há décadas bairros do distrito Jardim Pantanal – região de várzea do Rio Tietê.

Presidente da Comissão, o vereador Alessandro Guedes (PT) disse que nos próximos dias os parlamentares da CPI devem se reunir com o prefeito Ricardo Nunes (MDB) para discutir os problemas do Jardim Pantanal. “Na semana que vem a nossa sessão será junto ao prefeito. Iremos fazer uma visita ao prefeito Ricardo Nunes, inclusive com a experiência que acumulamos hoje com as pessoas se queixando da atuação da Prefeitura”.

Arlete Pescarolo mora no Jardim Helena há 26 anos. Ela relatou que desde 2009, o nível do córrego São Martinho ultrapassa o limite mesmo sem chover. “Conforme outros córregos que vem de outros bairros deságua sob o rio Tietê, com esse encontro de águas, o nível desse córrego começa a subir. Queremos ter estudos para saber o por que ocorre isso”.

O problema chamou a atenção do relator da CPI, vereador Silvão Leite (UNIÃO). “Isso nos leva a entender que no meio desse caminho existe alguma interferência. Os esgotos não estão ligados na rede ou a rede está tendo algum tipo de interferência no meio”.

Morador da Vila Seabra, Paulo Alves dos Santos falou sobre os alagamentos do córrego Lageado. De acordo com ele, as frequentes enchentes atingem uma creche da região. Paulo acredita que o problema está relacionado com obras de saneamento básico, já que a água retorna pelos ralos e vasos sanitários das residências. 

“Precisa fazer um estudo para ver o que acontece ali. As águas saem pelo esgoto e retornam pelos ralos, bueiro. O nosso maior problema ali é esse”, disse o morador da Vila Seabra. 

 Jahzara Ona, de 21 anos, vive na região da União de Vila Nova. Segundo Ona, ela passou a infância e a juventude convivendo com as enchentes, que trouxeram transtornos físicos e problemas emocionais para a família. “Isso traz uma eco de ansiedade muito forte, um medo da chuva. Ir para a escola, e começar a chover, você começa a pensar: ‘Como é que eu vou conseguir chegar em casa? Isso traz problemas para a saúde mental do jovem e a falta de perspectiva de futuro também”.

Requerimentos

Na reunião desta quinta-feira, a CPI aprovou requerimento assinado por todos os integrantes da comissão. O documento pede esclarecimentos ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo sobre questões relativas às enchentes do Jardim Pantanal. Recentemente, o órgão estadual assinou um acordo de cooperação com a CPI. 

Também estiveram presentes na reunião, os vereadores Marina Bragante (REDE),Dr. Milton Ferreira (PODE), Major Palumbo (PP), Paulo Frange (MDB),Keit Lima (PSOL). Além dos parlamentares, participaram Luciana Barros – da Procuradoria do município – e representantes da Secretaria Municipal de Habitação. 

A íntegra da reunião da CPI Pantanal está disponível aqui.

Outras notícias relacionadas