Covid-19: Quando e qual vacina devo tomar na dose de reforço

CAROL FLORES
HOME OFFICE

No início de dezembro, o Governo de São Paulo reduziu de cinco para quatro meses o intervalo da dose adicional, também conhecida como terceira dose, no combate à Covid-19. A medida faz parte das recomendações do Comitê Científico do Coronavírus do Estado de São Paulo.

Segundo o Governo, os imunizantes disponíveis na rede pública de saúde são seguros, eficazes e podem ser usados na nova estratégia vacinal. Para a dose de reforço será utilizado o imunizante que estiver disponível no posto de saúde: Pfizer, Coronavac e AstraZeneca.

Para que uma pessoa seja elegível para tomar a dose de reforço, além de ter mais de 18 anos, é necessário que ela tenha recebido a segunda dose de imunizantes Pfizer, Coronavac ou AstraZeneca há pelo menos 4 meses. Já quem tomou a vacina da Janssen, de dose única na primeira etapa da campanha contra Covid-19, o recomendado é receber, com intervalo de dois meses, a dose adicional do mesmo imunizante. Na ausência, é possível ser administrada uma dose adicional da Pfizer (vacina de RNA mensageiro).

Confira abaixo o cronograma da dose de reforço e da segunda dose disponibilizado pela Prefeitura e São Paulo no site Vacina Sampa:

Dose adicional:

– Pessoas com mais de 18 anos que tomaram a última dose do esquema vacinal (segunda dose) há pelo menos 4 meses – desde 02/12/2021;

– Pessoas com mais de 18 anos que tomaram a vacina da Janssen há pelo menos 2 meses da 1ª dose, serão vacinadas com a Pfizer. Mulheres que tomaram Janssen previamente e atualmente estão gestantes ou puérperas deverão ser imunizadas exclusivamente com imunizante da Pfizer;

– Pessoas com alto grau de imunossupressão com mais de 18 anos que tomaram a última dose do esquema vacinal (segunda dose) há pelo menos 28 dias – já podem ser vacinadas

Segunda dose:

– Coronavac: 15 dias após 1ª dose;

– AstraZeneca: 8 semanas (56 dias) após 1ªdose (excepcionalmente sendo feitas com o imunizante Pfizer, na ausência da AstraZeneca);

– Pfizer: 21 dias após 1ª dose

– Janssen: de 2 a 6 meses após 1ª dose

Para saber os locais de vacinação e como está a movimentação é só acessar o site De Olho Na Fila.

44 Contribuições

Rogério Vicente Cannoni

Caros, boa noite!
Eu recebi a segunda dose da vacina da AstraZeneca no dia 23/09/2021 e está agendada a minha terceira dose no dia 23/01/2022 (4 meses após a segunda dose).
Eu preciso fazer uma viagem internacional a trabalho, mas para isso precisaria antecipar a terceira dose. Há essa possibilidade? Caso tenha essa possibilidade, como devo proceder?
Desde já agradeço a atenção!

Responder
Flavio

Olá Solange! Encontrei no site Vacina Já SP a seguinte informação:
“A orientação é aguardar a melhora dos sintomas. Recomenda-se o adiamento da vacinação nas pessoas até a recuperação clínica total e pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas ou quatro semanas a partir do primeiro resultado positivo do exame, mesmo que a pessoa estivesse assintomática (sem sintomas).”

Fonte: https://www.vacinaja.sp.gov.br/

Um abraço!!

Responder
Wesley Fernando da Silva

Bom dia
Eu trabalho na área da saúde, ja tomei a terceira dose em novembro, quando tomo a outra reforço?

Responder
Cristhiane

Minha filha tomou a vacina Janssen em Julho. Em Dezembro tomou reforço a da Pfizer. É agora, quando ela tem que tomar a dose adicional?

Responder
Flavio

Olá Cristhiane.
Não sou especialista e recomendo que procure alguém, mas olha o que achei no site da Câmara Municipal de SP:
“Quem tomou a vacina da Janssen, de dose única na primeira etapa da campanha contra Covid-19, o recomendado é receber, com intervalo de dois meses, a dose adicional do mesmo imunizante. Na ausência, é possível ser administrada uma dose adicional da Pfizer (vacina de RNA mensageiro).”

Fonte: https://www.saopaulo.sp.leg.br/blog/covid-19-quando-e-qual-vacina-devo-tomar-na-dose-de-reforco/

Um abraço!

Responder
JOSEMAR BATISTA PEREIRA

Quem tomou a primeira e segunda dose da PFIZER deverá receber o reforço da mesma vacina ou deverá utilizar outra?

Responder
Lucas da Silva

Funciona assim:
Quem tomou Duas Doses da Coronavac, deve tomar Reforço Pfizer

Quem tomou Duas Doses da Pfizer, deve tomar Astrazenica

Quem tomou Duas Doses da Astrazenica, deve tomar Astrazenica

E quem tomou a dose da Jonhson, o recomendado é tomar a segunda da mesma, caso nao tenha, pode ser da Pfizer.

Esse é o esquema com maior aumento na sua Proteção, porem pode variar de acordo com as doses que se encontrarem disponíveis.

Responder
edivado

Rapaz me deram um astrazeneca denovo, vai depender de qual tiver no momento disponível.

Mariana

e a quarta dose como funciona esse esquema vacina? 1 astrazeneca 2 astrazena 3 pfizer e a 4 melhor qual?

Responder
Cirlene Valadares Benevides

Tomei a primeira e segunda dose da vacina Astrazenica e reforço da Janssen é o certo?

Responder
Gleice

Boa tarde!
Tomei a primeira astrazeneca, segunda pfizer e agora a terceira o posto diz que o q está liberado é a jansen.
Ainda não tomei por causa de tanta mistura e medo.
Pode ser assim ou não?

Responder
Patricia Millan

Tive reação muito forte ao tomar a Pfizer como segunda dose (a primeira foi a Astrazeneca). Posso tomar a terceira dose de outro imunizante? Em caso positivo, o que devo fazer, pedir algum atestado médico? Já enviei todos os dados sobre as reações adversas para a Pfizer.

Responder
Gisa Cariello

Bom dia! Tomei as 2 primeiras doses de Astrazanica, posso tomar o reforço da Jansen? Pois só está tendo a da Jansen onde moro. Sendo q já fez 5 meses da segunda dose.

Responder
Eu

Pode não. A eficácia com menos de 4 meses é comprometida. A segunda dose consegue segurar até 6 meses e depois pode começar a reduzir a força. Então 4 meses ok, 5 meses ok e 6 meses ok. Pelo que li de artigos científicos e ouvi de especialistas, melhor não antes de 4 meses nem depois de 6 meses. Depois, só se esquecer (mas quem se esquece do básico no meio de uma pandemia dessas, né?)

Responder
Bruna

Eu tomei 2 doses da coronavac e sábado tomei a terceira porém da Janssen. Questionei os enfermeiros mas disseram que era essa mesmo. Estou tendo muita reação isso foi certo?

Responder
Sosigenes Rocha de Almeida

Foi. A reação significou que você ainda estava com a imunidade comprometida.

Responder
José Alves da Silva

Bom dia.

no dia 05/07/2021 tomei a primeira vacina da PFIZER.
NO DIA 27/09/2021 tomei a segunda vacina da PFIZER.
NO DIA 14/01/2022 TOMEI A 3 VACINA DA PFIZER, PORÉM NÃO COMPLETOU OS 4 MESES QUE TOMEI A 2 VACINA. TEM ALGUM PROBELMA?

Responder
Igor Pinto

Fui vacinado com a Janssen em julho e em dezembro tomei a dose adicional da Pfizer.
Após 4 meses (abril) terei que tomar a tercira doze?

Responder
Ikeda

Exato! 4 meses.
Tbm estava com essa dúvida.
Passei hoje (07/02/22) no Posto de Vacinação aqui do HC São Paulo e fui informado que a dose de reforço para quem tomou (Janssen – 1 dose e Pfizer – 2 dose) será depois de 4 meses da última dose.
Eu tomei Janssen em 7 de Julho de 2021 e Pfizer em 30 de Novembro de 2021. Só posso tomar a próxima dose em 30 de Março 2021 (4 meses após a última dose).

Responder
Renato Fonseca

Tomei a vacina da Janssen e depois a dose da reforço da pfizer em novembro. devo tomar outra tose da pfizer após quatro meses?

Responder
Rose Lessio

Tomei a primeira dose da AstraZeneca e a segunda da Pfizer. Verifiquei que em Santo Andre só esta disponível Coronavac e AstraZeneca. Para a dose adicional o correto seria tomar a Pfizer?

Responder
Jaqueline Oliveira Hansen

Olá ! Em 25/06/21, tomei a dose única da Janssen.
Em 06/12/21, tomei a dose de reforço da pfizer (ainda não tinha a segunda dose da Janssen disponível)
A pergunta é : quando devo me vacinar e com qual vacina agora ? Devo tomar uma segunda dose da Pfizer ? SE sim, com qual intervalo da dose de pfizer que recebi em dezembro?

Responder
Paul William Dixon

Como saber a data da terceira dose? E como agendar? No posto que usei para as duas primeiras doses ninguém atende o telefone. Preferia ir neste posto pois da outra vez fui atendido rapidamente e nem precisou agendar

Responder
Sidney Augusto

Porque os postos de saúde estão sendo orientados a dizer que “não estão autorizados” a aplicar a 3ª dose (reforço) da Vacina CoronaVac, mas apenas de outros imunizantes? Mesmo tendo disponibilidade da CoronaVac porque estão “obrigando” a aceitar imunizante diferente da CoronaVac? Porque pacientes com contra-indicação para outros imunizantes, como no caso de alergias, etc, não foram atendidos e não receberam a dose de reforço da CoronaVac sob tal alegação de norma determinada de “obrigatoriedade” de imunizante diferente da CoronaVac? Gostaria de explicações

Responder
Samuel

O esquema de vacinação fica assim para dose de reforço:

Quem tomou duas doses de Coronavac deve receber preferencialmente o reforço de Pfizer;
Quem tomou duas doses de Pfizer deve receber preferencialmente o reforço de Pfizer após seis meses da segunda dose (esquema de vacinação completo);
Quem tomou duas doses da AstraZeneca deve receber preferencialmente o reforço de AstraZeneca;
Quem tomou a dose única de Janssen deve receber preferencialmente o reforço (segunda dose) de Janssen.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/veja-como-fica-o-esquema-de-vacinacao-de-reforco-de-acordo-com-a-anvisa/

Responder
Renata

Tomei as 2 doses da Coronavac e não quero tomar de outra marca o reforço. Posso pedir a terceira da Coronavac na UBS?

Responder
Alice

Tomei a primeira dose em julho – AstraZeneca, a segunda dose, em outubro da Pfizer. Ao tentar tomar a dose de reforço (3 dose), a UBS que me atendeu estava aplicando a Jansses nesses casos. Não deveria completar o esquema com a Astra ou Pfizer?

Responder
Jose Paulo Brites

Meu filho de 19 anos, tomou duas doses da Pfizer, e ontem no posto deram a terceira dose com a Janssen, e está com muita febre e dores pelo corpo, é norma??

Responder

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe a sua contribuição:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também