A Câmara Municipal de São Paulo concedeu na noite desta sexta-feira (5/12) o Título de Cidadão Paulistano ao cônego Alfredo Nascimento Lima, da Paróquia Santa Cecília. A honraria foi entregue pelo vereador Professor Toninho Vespoli (PSOL).
Lima nasceu em 12 de janeiro de 1957, na cidade de Campo Mourão, interior do Estado do Paraná. Em 1981, se mudou para a capital paulista para ingressar no seminário. O ordenamento foi em dezembro de 1987. Há 39 anos ele atua na Paróquia de Santa Cecília, no centro da cidade.
Vespoli destacou que o cônego tem um trabalho atuante na região central de São Paulo. “Eu já andei com ele algumas vezes ao redor da paróquia e é muito gostoso ver o carinho que as pessoas têm com ele. Elas param para conversar, abraçam. Há tanto tempo que ele está lá em Santa Cecília, que ele conseguiu criar uma relação com a comunidade. As pessoas reconhecem o trabalho social que ele faz com crianças e adolescentes, com as pessoas em situação de rua. O cônego Alfredo é uma pessoa muito querida”.
Lima disse estar emocionado com a homenagem, já que está na cidade há 51 anos. “A cidade de São Paulo é muito importante para mim. Eu vim com muitos sonhos. O maior deles era me tornar padre. Eu achava que era impossível vir para cá, eu trabalhava na roça, na lavoura, cheguei e fiquei encantado com o tamanho dos prédios. Quando fui ordenado padre, eu achei que ficaria em uma paróquia de bairro, mas fui enviado para Santa Cecília”.
“Eu vim com medo para o centro, mas aprendi a conviver com a realidade do centro. São muitos desafios, mas a gente se acostuma e aprende a lidar com todas as situações, procurando a luz do evangelho, sempre com respostas para amenizar o sofrimento de tantas pessoas que nos procuram na Paróquia Santa Cecília”, falou o cônego.
A Sessão Solene foi acompanhada por paroquianos, amigos e admiradores de Lima. A família foi representada por Edneia Izidorio Ximenes, sobrinha do homenageado. “Essa é uma homenagem muito importante para ele, de reconhecimento por toda sua trajetória de fé e dedicação à igreja, ao próximo, com a população de São Paulo. Esse reconhecimento veio em um momento muito especial, estamos muito felizes”.
Veja o evento na íntegra neste link.
