Vereadores da Comissão de Inovação, Tecnologia e Cidade Inteligente da Câmara Municipal de São Paulo se reuniram na tarde desta quinta-feira (6/11) para aprovar dois itens da pauta e ouvir representantes de órgãos da Prefeitura.
Requerimentos
A reunião começou com a votação de dois requerimentos de autoria do presidente da comissão, o vereador Sansão Pereira (REPUBLICANOS). No primeiro documento, o coordenador de Produção e Análise de Informação da SMUL (Secretária Municipal de Urbanismo e Licenciamento) foi convidado para falar sobre o funcionamento do sistema GeoSampa – plataforma oficial da Prefeitura para disponibilizar informações sobre o planejamento territorial e modernização da administração pública.
No outro requerimento, também aprovado pelo colegiado, solicita a presença da secretária da SMUL, Elisabete França, para explicar as tecnologias assistivas e as inovações aplicadas no planejamento do município.
Esclarecimentos
O presidente da SP Regula (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo), João Manoel da Costa Neto, apresentou as ações da Prefeitura voltadas à gestão dos cemitérios municipais.
Ele destacou como a tecnologia tem contribuído para modernizar o setor. Durante a exposição, Costa Neto ressaltou a importância de processos mais eficientes para o desenvolvimento da cidade, especialmente na área de infraestrutura. O presidente da agência explicou ainda de que forma os ecoparques de São Paulo vêm apresentando soluções para aprimorar os serviços e promover a sustentabilidade.
“São vários setores administrados pela SP Regula, como saneamento ambiental, por meio de ecoparques, com destaque na separação de lixo comum e reciclável, além da queima dos materiais para geração de energia elétrica. Já no serviço funerário municipal, a tecnologia é utilizada para agilizar o processo de localizar e acompanhar o transporte de corpos”, reforçou o presidente da SP Regula.
A secretária adjunta da Secretaria Municipal de Gestão, Regina Silvério, também contribuiu com a reunião. Ela expôs o funcionamento do projeto Simplifica AÍ, e os benefícios da transformação digital na gestão de São Paulo. Outro assunto que foi comentado pela secretária trata da questão dos créditos de carbono e quais os planos futuros para este projeto do órgão público.
“A secretária de gestão é responsável pelo RH do município, que conta com 132 mil servidores públicos para atender mais de 12 milhões de habitantes. Temos investido muito para capacitar cada vez mais nossos servidores de diferentes gerações”, falou Regina.
De acordo com ela, “a Prefeitura tem um sistema para simplificar a explicação da nossa legislação e nossos decretos, que muitas vezes não tem uma linguagem tão acessível. Nós temos os FabLabs, que são laboratórios de inovação em que o munícipe pode fazer os seus protótipos e seus testes de forma gratuita. Essas ferramentas tecnologias colocam mais próxima dos cidadãos todas as políticas da secretária para melhorar a qualidade de vida na cidade”.
Ao final da reunião, o presidente da comissão falou sobre a importância da presença de instituições municipais no encontro. “Os dois convidados explicaram como a cidade está avançando tecnologicamente, conquistando prêmios internacionais de inovação. A cidade possuí ônibus elétricos, gestão na cidade com auxílio da inteligência artificial. O objetivo dessa comissão não é apenas ouvir as experiências, mas aprender e colocar em prática para melhorar a cidade de São Paulo”.
A reunião também contou com a presença da vereadora Amanda Vettorazzo (UNIÃO), do vereador Dr. Milton Ferreira (PODE) e do vereador Thammy Miranda (PSD).
Os links da reunião estão disponíveis no canal da Câmara Municipal de São Paulo no YouTube.
