Na manhã desta segunda-feira (15/12), o vereador Sargento Nantes (PP) foi eleito corregedor-geral da Câmara Municipal de São Paulo para 2026, com 40 votos favoráveis. A escolha ocorreu após a eleição da Mesa Diretora da Casa. O outro concorrente ao cargo de corregedor da Casa foi o vereador Silvão Leite (UNIÃO), que teve 13 votos. Houve ainda uma abstenção.
“Eu quero agradecer a confiança de todos. Agradeço o nobre amigo Silvão Leite. Tenho muito respeito e muito carinho por ele, é um grande parceiro e tenho certeza que estaremos à frente fazendo este trabalho em conjunto, sendo o mais justo”, destacou Nantes. “É uma posição importante nesta Casa. A Corregedoria tem um papel imprescindível, principalmente quanto a julgar os processos internos e tenho certeza que estaremos sempre pautados dentro da Justiça e da legalidade”.
Perfil
Israel Nantes Santos nasceu na capital paulista e tem 41 anos. É graduado como 1º sargento da Polícia Militar. Em 2020, foi candidato a vereador na cidade de Campinas (SP). Depois, em 2022, concorreu às eleições para deputado federal em São Paulo, quando ficou como suplente. Foi eleito como vereador de São Paulo em 2024 com 112.484 votos.
Atribuições do corregedor-geral
Cabe ao corregedor-geral zelar pela ética e decoro parlamentares, bem como pela ordem e disciplina do Legislativo paulistano. Também é o responsável por receber denúncias contra vereadores, presidir sindicâncias para apurar e aplicar sanções em casos de sua competência.
A Corregedoria é composta por sete membros, incluindo o corregedor-geral, com mandato de um ano. Os demais seis vereadores membros, bem como seus suplentes, serão escolhidos por suas bancadas respeitando, sempre que possível, o coeficiente partidário definido pelo artigo 40 do Regimento Interno da Câmara Municipal de São Paulo.
Além do Regimento, a eleição da Corregedoria da Casa também é orientada pela Resolução nº 7, de 29 de Maio de 2003.
Assista aqui à eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Paulo e do corregedor-geral para 2026.
