A Câmara Municipal de São Paulo sediou na última sexta-feira (26/9) o encerramento do 3º Fórum de Bibliotecas Escolares. Nesta edição, o evento teve como tema “Bibliotecários (as) antirracistas constroem bibliotecas escolares decoloniais”.
O Fórum, com o apoio do vereador Professor Toninho Vespoli (PSOL), foi organizado pelo Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo em parceria com o Centro Universitário Assunção, a USP (Universidade de São Paulo), a USF (Universidade São Francisco), a USP-RP (Universidade de São Paulo – campus Ribeirão Preto), a Unisanta (Universidade Santa Cecília) e o CFB (Conselho Federal de Biblioteconomia).
A programação promoveu reflexões críticas sobre o papel das bibliotecas escolares para promover uma educação mais justa, plural e comprometida com a equidade racial. No encerramento dos debates foi discutida a implementação da Lei 10.639/03 – que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”.
Confira os detalhes na reportagem da Rede Câmara SP: