A Câmara Municipal realizou, nesta quinta-feira (07/05), através do vereador Natalini (PSDB), e as entidades Sherit Hapleitá e B´nai B Rith do Brasil sessão solene em recordação aos heróis e mártires da segunda guerra mundial. As entidades comunitárias em diversos estados brasileiros se uniram na promoção de vários eventos para homenagear os heróis e mártires da 2ª Guerra Mundial, incluindo os que pereceram no Holocausto, os sobreviventes da perseguição nazista, os que lutaram a favor da democracia como os pracinhas da FEB e os soldados brasileiros judeus que se integraram nesta luta. Como nos anos anteriores, a solenidade contou com a presença de alunos das escolas públicas e autoridades das Forças Armadas, além da Banda do Exército e do grupo de dança Carmel da Hebraica. Na ocasião, sobreviventes do Holocausto acenderam seis velas em memória dos 6 milhões que pereceram. Representantes das Forças Armadas acenderam uma vela em memória dos pracinhas. A solenidade contou com a coordenação de Ben Abraham, incansável presidente da Sherit Hapleitá do Brasil e vice-presidente da Organização Mundial dos Sobreviventes do Holocausto. "Eu não sou judeu, mas defendo os direitos desse povo, eu não sou negro, mas também os defendo, dedico boa parte do meu mandato à luta contra qualquer tipo de preconceito e discriminação. Nós somos todos iguais, e não é a cor, a religião, a escolha sexual que torna as pessoas melhores ou piores. Chega de guerra, nós trabalhamos pela cultura de paz", disse Natalini. “Hoje, somos milhões em Israel e no mundo afora, livres, confiantes, orgulhosos por termos uma terra para chamar de nossa. Mas devemos isso à coragem e esperança destes heróis sobreviventes que reafirmaram um dos fundamentos de nosso povo: a valorização da vida acima de tudo. Heróis que entenderam o perigo de subserviência, heróis rotos, machucados, sofridos, enlutados. Uma massa de seres humanos distintos em suas crenças políticas, sociais e mesmo em seus graus de crença”, assinalou o vereador Floriano Pesaro (PSDB) em seu discurso. Também estiveram presentes Abraham Goldstein, Co Presidente da B´nai B´Rith; Ben Abraham, presidente da Sherit Hapleitá; Coronel Jairo Junqueira e Major Silva- FEB; Coronel Ariomar Martins Gago- Exército; Boris Ber, presidente da FISESP, e Vera Lucia Salvatore, Representante da Secretaria de Educação. |
Câmara realiza sessão solene em recordação aos heróis e mártires da segunda guerra mundial
Categorias
Outras notícias relacionadas
Em comemoração ao Dia do Bibliotecário, Câmara organiza palestra aberta à população
O workshop irá abordar as trajetórias, as conquistas e as perspectivas dos profissionais da informação no serviço público. As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 12 de março.
Atualizado em 04/03/2026 - 14h39Hasteamento das bandeiras: Sessão Cívica homenageia profissionais da segurança pública
Na manhã desta terça-feira (3/3), a Câmara Municipal de São Paulo realizou Sessão Cívica no Auditório Freitas Nobre. A solenidade contou com a presença do presidente em exercício da Casa, vereador João Jorge (MDB), e do líder do governo no Legislativo paulistano, vereador Fabio Riva (MDB). O ato homenageou profissionais da segurança pública reconhecidos pelos... »
Atualizado em 03/03/2026 - 17h56Evento na Câmara de SP celebra o Dia Mundial de Gestão Inovadora
A Câmara Municipal de São Paulo sediou na segunda-feira (2/3) a celebração do Dia Mundial de Gestão Inovadora e Responsabilidade no Enoturismo e na Enocultura. O encontro teve apoio do vereador Adrilles Jorge (UNIÃO). O evento reuniu lideranças do setor vitivinícola, autoridades públicas, educadores, empreendedores e especialistas. O objetivo foi discutir estratégias para fortalecer o... »
Atualizado em 03/03/2026 - 14h31_10x15_72.jpg)
_10x15_300.jpg)
_10x15_300.jpg)
_10x15_300.jpg)