A Câmara Municipal realizou, nesta quinta-feira (07/05), através do vereador Natalini (PSDB), e as entidades Sherit Hapleitá e B´nai B Rith do Brasil sessão solene em recordação aos heróis e mártires da segunda guerra mundial. As entidades comunitárias em diversos estados brasileiros se uniram na promoção de vários eventos para homenagear os heróis e mártires da 2ª Guerra Mundial, incluindo os que pereceram no Holocausto, os sobreviventes da perseguição nazista, os que lutaram a favor da democracia como os pracinhas da FEB e os soldados brasileiros judeus que se integraram nesta luta. Como nos anos anteriores, a solenidade contou com a presença de alunos das escolas públicas e autoridades das Forças Armadas, além da Banda do Exército e do grupo de dança Carmel da Hebraica. Na ocasião, sobreviventes do Holocausto acenderam seis velas em memória dos 6 milhões que pereceram. Representantes das Forças Armadas acenderam uma vela em memória dos pracinhas. A solenidade contou com a coordenação de Ben Abraham, incansável presidente da Sherit Hapleitá do Brasil e vice-presidente da Organização Mundial dos Sobreviventes do Holocausto. "Eu não sou judeu, mas defendo os direitos desse povo, eu não sou negro, mas também os defendo, dedico boa parte do meu mandato à luta contra qualquer tipo de preconceito e discriminação. Nós somos todos iguais, e não é a cor, a religião, a escolha sexual que torna as pessoas melhores ou piores. Chega de guerra, nós trabalhamos pela cultura de paz", disse Natalini. “Hoje, somos milhões em Israel e no mundo afora, livres, confiantes, orgulhosos por termos uma terra para chamar de nossa. Mas devemos isso à coragem e esperança destes heróis sobreviventes que reafirmaram um dos fundamentos de nosso povo: a valorização da vida acima de tudo. Heróis que entenderam o perigo de subserviência, heróis rotos, machucados, sofridos, enlutados. Uma massa de seres humanos distintos em suas crenças políticas, sociais e mesmo em seus graus de crença”, assinalou o vereador Floriano Pesaro (PSDB) em seu discurso. Também estiveram presentes Abraham Goldstein, Co Presidente da B´nai B´Rith; Ben Abraham, presidente da Sherit Hapleitá; Coronel Jairo Junqueira e Major Silva- FEB; Coronel Ariomar Martins Gago- Exército; Boris Ber, presidente da FISESP, e Vera Lucia Salvatore, Representante da Secretaria de Educação. |
Câmara realiza sessão solene em recordação aos heróis e mártires da segunda guerra mundial
Categorias
Outras notícias relacionadas
Comusan faz balanço das ações realizadas em 2025 e apresenta projeções para o ano que vem
Nesta quinta-feira (18/12), foi realizada na Câmara Municipal de São Paulo a última plenária do Comusan (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O objetivo da reunião foi apresentar o balanço das ações e dos trabalhos desenvolvidos ao longo de 2025 pelo conselho. Entre as iniciativas destacadas estão as visitas técnicas a cozinhas solidárias e... »
Atualizado em 18/12/2025 - 17h20Solenidade na Câmara celebra os 50 anos da regulamentação do Sistema Coffito/Crefitos
Aproximadamente 100 profissionais – entre fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais – foram homenageados na terça-feira (16/12) em solenidade na Câmara Municipal de São Paulo. A cerimônia, que celebrou os 50 anos da regulamentação do Sistema Coffito/Crefitos (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e os Conselhos Regionais), teve apoio do vereador Marcelo Messias (MDB). Veja mais... »
Atualizado em 17/12/2025 - 15h44“Prêmio E” reconhece iniciativas de impacto no empreendedorismo brasileiro em solenidade na Câmara
Em solenidade realizada na segunda-feira (15/12), a Câmara Municipal de São Paulo, em parceria com a produtora Casa Branca, promoveu a entrega do “Prêmio E”. O evento, que contou com o apoio do vereador Marcelo Messias (MDB), reuniu empresários, jornalistas, artistas e personalidades de destaque, homenageou iniciativas de impacto e excelência no cenário do empreendedorismo... »
Atualizado em 16/12/2025 - 17h12_10x15_72.jpg)
_10x15_300.jpg)
_10x15_300.jpg)
_10x15_300.jpg)