Câmara na Rua: Segurança, saúde e zeladoria são as principais demandas da população da região do M’Boi Mirim, na zona sul

Pedidos foram apresentados durante a Tribuna Popular deste sábado; Feira interativa mostrou o trabalho do Legislativo à população

Por: FELIPE BROSCO
DO CEU GUARAPIRANGA

27 de setembro de 2025 - 15:03
Foto mostra quatro vereadores durante a realização do projeto Câmara na Rua, no CEU Guarapiranga. Eles estão sentados atrás de mesa com microfones e papéis. Ao fundo, telão com texto “Câmara na Rua”. Ambiente interno, auditório com público em cadeiras. Iluminação clara sobre palco, imagem nítida em alta qualidade.Lucas Bassi | REDE CÂMARA SP

Neste sábado (27/9), o CEU (Centro Educacional Unificado) Guarapiranga, na região de M’ Boi Mirim, no extremo da zona sul, recebeu a 6ª edição do Câmara na Rua. O vereador Isac Félix (PL) representou o presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador Ricardo Teixeira (UNIÃO), e o vereador Silvinho Leite (UNIÃO) conduziu os trabalhos da mesa, composta ainda pelos vereadores João Ananias (PT) e Marcelo Messias (MDB).

O projeto “Câmara na Rua” aproxima a Câmara Municipal de São Paulo da população, especialmente das comunidades periféricas. A iniciativa promove o diálogo aberto sobre as demandas locais, apresenta o trabalho do Legislativo paulistano e ouve a sociedade.

O projeto está dividido em duas atividades: a Feira Interativa, área com estandes temáticos onde servidores e funcionários explicam aos visitantes o funcionamento dos diferentes setores da Casa, como o Plenário, as Comissões, Ouvidoria, Biblioteca e Centro de Memória, a Escola do Parlamento e o Parlamento Jovem. E a Tribuna Popular – espaço para os munícipes fazerem questionamentos, opinarem e solicitarem informações de interesse local aos vereadores e a autoridades presentes. Ao todo são 60 inscritos, sendo que cada um tem até dois minutos de fala.

Manifestações da Tribuna Popular

O primeiro a falar foi Caio Risscala, morador da região, que pediu atenção a pessoas com necessidades especiais e a zeladoria do bairro. Caio também falou sobre a falta de segurança. “Essa semana nós tivemos 33 pessoas com aliança roubada. O celular já virou comum”.

Antônio Leo Marques, representante da Associação Arizona, pediu recursos para a revitalização de espaços públicos e a implementação de projetos sociais para a terceira idade. Agnelza Andrade falou sobre a necessidade de reforma do CEU Casablanca. “Solicitamos, com urgência, uma reforma ampla desse potente equipamento público de educação, incluindo reforma completa das piscinas e reforma estrutural do prédio, com foco em segurança e acessibilidade.”

Agnaldo José Soares pediu a conclusão de obras públicas que estão paradas e por mais limpeza. “Está tudo quebrado e deixaram as calçadas sem acesso. Crianças e cadeirantes não conseguem chegaram ao ponto de ônibus.”

Alex Albuquerque quer a ampliação de atendimento no hospital do M’Boi Mirim, além de mais espaços de cultura. “Isso tudo está no orçamento da cidade. Houve um crescimento muito grande da população e estamos precisando dessa ampliação”.

O líder comunitário Francisco de Assis, que representa a liderança do Parque Santo Antônio, pediu pela volta de “ruas de lazer”. Leonardo Teixeira, do Grupo Rema M’Boi Mirim – que representa 158 comerciantes da região, falou sobre os frequentes acidentes na avenida Luiz Gushiken e pediu medidas para diminuir os assaltos na região.

Outra liderança comunitária presente ao evento, Ricardo “Da ponte pra cá” pediu por creches noturnas para as mães que trabalham à noite, a construção de uma UPA e a duplicação da estrada do M’Boi Mirim. “Quero falar também da farmácia de alto custo, que é do Estado, mas eu creio que junto a essa mesa vai chegar no nosso governo”.

Emocionada, Gilmara Souza Lima, que é mãe de uma criança com Transtorno Opositivo Desafiador, cobrou por políticas públicas de inclusão nas escolas. “O TOD não é uma birra, não é maldade e muito menos falta de educação. É um transtorno que precisa de acolhimento, tratamento e uma escola preparada para incluir de verdade. ”

Os moradores também apresentaram demandas pela criação de hospital veterinário, revitalização de praças, clubes da comunidade, clubes escolas, fiscalização do descarte de entulhos, saneamento,  pavimentação, transporte, mobilidade, assistência a idosos, moradia, entre outros.

Considerações dos vereadores

O vereador Isac Félix pediu para a população acompanhar o trabalho dos vereadores e disse que é um dos parlamentares que mais aprovou projetos voltados para atenção às mulheres. E também sugeriu que representantes da segurança pública participem do projeto “Câmara na Rua”. “Vamos tentar trazer o capitão para o Câmara na Rua. A segurança é um projeto e obrigação do Estado.”

O vereador João Ananias ressaltou que todas as demandas serão analisadas pela Câmara Municipal com muito carinho. “Eu estou gostando muito hoje aqui porque, realmente, trouxe demandas, não para passar a mão na cabeça de vereadores, de político. Obrigado”.

O vereador Marcelo Messias falou sobre a necessidade de mais espaços para acolhimento de pessoas com transtorno do espectro autista. “Nós estamos apresentando para o prefeito três territórios para trazer o TEA zona sul, que, pelo que eu entendi, será construído em Santo Amaro.”

O vereador Silvinho Leite afirmou que já foi liberado espaço para construção de uma farmácia de alto custo na região. “Já levamos três espaços de demanda para o nosso secretário para que a gente possa construir uma farmácia de alto custo aqui”.

Além de representantes de secretarias municipais, também estiveram presentes a subprefeita do M’ Boi Mirim, Flávia Aparecida da Silva Santos; Antonio Carlos Ganem, chefe de gabinete da Subprefeitura do M’Boi Mirim; Jonas Camisa Nova, coordenador de governo local da Subprefeitura do M’ Boi Mirim; Deborah Hyppolito, gestora do CEU Guarapiranga; Regina Collazo, diretora regional de ensino do Campo Limpo; Tatiana Penna, supervisora de Assistência Social do M’ Boi Mirim; Luis Carlos, gerente de operações da CET no M’Boi Mirim, Rogério Toledo, supervisor da CET para a Subprefeitura do M’Boi Mirim e o presidente da Câmara Municipal de Juquitiba, vereador Eduardo Silva.

Confira a edição deste sábado na íntegra neste link.

Veja também os álbuns de fotos, disponíveis no Flickr da CMSP. Crédito: Lucas Bassi | REDE CÂMARA SP

Álbum 1

Câmara na Rua - CEU Guarapiranga - Câmara Municipal de São Paulo - Fotos: Lucas Bassi

Álbum 2

Câmara na Rua - Tribuna Popular - CEU Guarapiranga - Câmara Municipal de São Paulo - Fotos: Lucas Bassi

 

Outras notícias relacionadas