Câmara Municipal lança Frente Parlamentar da Segurança Pública

Por: VITÓRIA SANTIAGO
DA REDAÇÃO

12 de setembro de 2025 - 16:00
Foto de mesa com autoridades sentadas e público no Auditório Prestes Maia no evento de lançamento da Frente Parlamentar de Segurança Pública, realizado no dia 12 de setembro de 2025. Painel colorido ao fundo com prédios, sol e paisagens. Faixa azul na mesa com texto: "FRENTE PARLAMENTAR DA SEGURANÇA PÚBLICA – CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO".Douglas Ferreira | REDE CÂMARA SP

A Câmara Municipal de São Paulo lançou, na manhã desta sexta-feira (12/9), a Frente Parlamentar de Segurança Pública. A iniciativa, prevista na Resolução nº 20/2025, foi proposta pelo vereador Sargento Nantes (PP). O encontro contou com a presença de secretários, deputados, autoridades do setor de segurança e vereadores de outras cidades.

Antes de iniciar o evento de lançamento, o presidente interino do Legislativo paulistano, vereador João Jorge (MDB), recebeu a visita do secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite, na sala da Presidência. Na ocasião, o vereador aproveitou para destacar a importância de a Câmara ter a Frente Parlamentar de Segurança Pública e destacou o Programa Smart Sampa.

“A Câmara Municipal de São Paulo apoia as iniciativas que contribuem com a sociedade. A segurança pública é uma demanda importantíssima para a cidade de São Paulo. O programa Smart Sampa, por exemplo, é um sucesso. Tanto que muitas cidades do Brasil estão vindo aqui para nos copiar. Então, quando a gente tem uma Frente Parlamentar comandada por um vereador que é especialista em segurança pública, como o Sargento Nantes, isso só prova que essa Casa está integrada aos anseios da população”, comentou o presidente.

Frente Parlamentar de Segurança Pública

A Frente Parlamentar terá o objetivo de promover mais medidas de segurança pública para a cidade de São Paulo. A ideia é colaborar com ações e debates visando à melhoria e à qualidade de vida da população paulistana e sugerir proposições legislativas relacionadas à segurança.

De acordo com o vereador Sargento Nantes, autor da iniciativa, o objetivo é que a Frente seja um grupo de estudos, onde vereadores e demais autoridades do município entendam os reais problemas dos munícipes e, assim, trabalhem para garantir segurança à população. “Através dessa Frente Parlamentar poderemos realizar estudos e propor ordenamentos jurídicos municipais que auxiliem em segurança pública para a nossa cidade”, ressaltou o vereador.

O vereador Major Palumbo (PP), que fará parte da Frente, elogiou a atuação do prefeito da cidade de São Paulo e também ressaltou que o papel grupo suprapartidário será trabalhar em ações conjuntas com órgãos que atuam na área de segurança do município. “O prefeito Ricardo Nunes (MDB) tem feito um excelente trabalho para a nossa cidade. A gente sabe que precisamos agir para garantir proteção à nossa população. Precisamos agir para que regiões não sejam tomadas pelo crime, e essa Frente da Câmara Municipal é exatamente para isso, para que a gente ajude os munícipes e trabalhemos para que haja uma ação em conjunto com os órgãos de segurança do Estado e da cidade”, destacou Palumbo.

Também presente ao lançamento, o secretário estadual Guilherme Derrite reforçou que a pasta estará de portas abertas para prestar todo o suporte necessário para auxiliar a capital paulista. “Hoje existe uma estratégia muito bem definida do Governo do Estado de São Paulo para combater o crime nos municípios, permitindo que seja possível realizar um bom trabalho nas nossas cidades. Sei que não só esse combate será feito por meio dessa Frente, mas muitas outras ações que proporcionem uma capital melhor serão feitas. Desejo que essa Frente seja de fato uma luz para a população e que se empenhe em pautar melhorias para a cidade de São Paulo. Conte com a nossa secretaria para auxiliar com informações e medidas de proteção para os munícipes”, pontuou Derrite.

Em seguida, o secretário municipal de Segurança Urbana, Orlando Morando, comentou sobre a importância da iniciativa lançada nesta sexta. “A voz do Parlamento é para defender a sociedade. Então, quando temos um enorme esforço do governo estadual, Prefeitura de São Paulo e da Câmara Municipal para promover segurança, trazemos esperança para a sociedade”, pontuou Morando.

Já o deputado estadual Major Mecca (PL) destacou que, por meio do trabalho em conjunto com órgãos de segurança pública, um bom trabalho será feito por essa Frente. “Quando falamos de segurança pública, estamos falando também do Ministério Público e do Poder Judiciário. Precisamos fazer um ‘raio-x’ da segurança pública e ter uma sinergia de ideias para cobrar os setores responsáveis e, assim, ajudar a promover segurança aos cidadãos. Precisamos organizar todas as informações e dados gerados pela Frente Parlamentar e dar um passo a mais em esfera municipal, estadual e federal, além, é claro, de trabalhar em sinergia e cooperação para promover mudanças em nossa sociedade”, afirmou o deputado.

Para o dr. Artur José Dian, delegado-geral da Polícia Civil do Estado de São Paulo, o foco dessa Frente Parlamentar deve ser em estabelecer diálogos. “Por meio dessa Frente Parlamentar, poderemos ter mais diálogo e garantir mais medidas de segurança para a cidade”, disse o delegado.

Confira o evento na íntegra neste link.

Veja também o álbum de fotos, disponível no Flickr da CMSP. Douglas Ferreira | REDE CÂMARA SP

Lançamento da Frente Parlamentar da Segurança Pública - Câmara Municipal de São Paulo - Foto Douglas Ferreira

 

Outras notícias relacionadas