Na noite desta terça-feira (27/5), foi realizado o lançamento da Frente Parlamentar pela Política de Cuidados da Câmara Municipal de São Paulo, que tem por objetivo apoiar, sugerir ações e fiscalizar a Administração Pública em relação à formulação e implementação de políticas públicas voltadas ao cuidado. A Frente Parlamentar é uma iniciativa da vereadora Marina Bragante (REDE), autora do PR (Projeto de Resolução) 40/2025, que instituiu o grupo de trabalho.
Conforme a parlamentar, a política de cuidados é “uma política que olha para quem está cuidando das pessoas para que a sociedade aconteça”. “A gente tem com muita frequência mulheres que cuidam das crianças, de pessoas com deficiência, das pessoas com doenças crônicas, de idosos, e nós não vemos essas mulheres, nem pelas políticas públicas, nem como parte da sociedade”, explicou.
A vereadora ressaltou que a Frente Parlamentar é uma forma de olhar para os desafios que a sociedade tem e entender como devem ser feitos os cuidados de quem cuida e dar a possibilidade de também ser um investimento de geração de emprego. “Tem muita gente trabalhando para que outras pessoas trabalhem e a gente não está conseguindo fazer esse círculo fechar”, salientou Marina Bragante.
Ela ainda frisou que a Frente Parlamentar é uma ação conjunta com a deputada estadual Marina Helou (REDE-SP). “A ideia é que tenha também outras vereadoras e vereadores somando, junto com outros deputados estaduais, a essa iniciativa. Acho que tem diferentes temas que cabem na pauta do cuidado que pode pegar vereadores e vereadoras especificamente. É uma Frente Parlamentar que eu acho que tem um potencial para a gente fazer um trabalho coletivo aqui na Casa”, relatou.
A deputada Marina Helou disse que esta é uma iniciativa pioneira de lançar a frente estadual e municipal de políticas de cuidado. “Essa forma que a gente pensa e acredita que se a gente se relacionar e construir políticas públicas e soluções em conjunto, a gente vai ter mais força para, de fato, transformar a vida das pessoas. E falar da política do cuidado é falar do que sustenta a sociedade, o que permite que as relações econômicas aconteçam, que o desenvolvimento da sociedade aconteça, tudo é parte do cuidado”, relatou.
Para o lançamento, foram convidados representantes de entidades que abordam o cuidado, como mães periféricas, mães atípicas, e especialistas em envelhecimento. “Eu acho que a principal importância é a gente entender que a política de cuidado é ancestral, desde a conjuntura da escravidão, nós vemos que o cuidado foi deixado de lado, foi negado. Então, a gente entende que mulheres estão avançando na política e estão, principalmente, colocando pautas que são relativas a nossa vivência”, disse a integrante do Mude com Elas – Ação Educativa, Deusa Negra.
A presidente da Cultive, Cidinha Carvalho, falou que é uma mãe atípica e sabe o que é o cuidado e quanto ele é importante na sociedade, ao mesmo tempo que “é tão negligenciado por políticas públicas”. “O que nós precisamos agora é de políticas públicas e oportunidades para que a gente possa promover o cuidado e políticas públicas para os cuidadores e para quem é cuidado, ter acessibilidade, programa de treinamento, apoio social, apoio financeiro”, enfatizou.
Veja abaixo o evento na íntegra.