A Câmara Municipal de São Paulo, por iniciativa do vereador Adolfo Quintas (PSDB), realizou sessão solene para comemorar o Dia do Policial Militar Portador de Deficiência e para entregar a Medalha Eterno (a) Guerreiro (a) a homenageados, entre eles, o PM Tomás Alves Cangerana, o médico Flávio J. de Paulo, o PM Rodrigo de Oliveira e o PM Tércio Bispo Molica.
“Se não fossem os senhores que estão nos prestigiando hoje, não teríamos conseguido chegar onde chegamos”, discursou o Sargento Élcio Inocente, presidente da Associação dos Policiais Militares Portadores de Deficiência do Estado de São Paulo (APMDFESP).
“Numa cidade tão grande como São Paulo, por mais que os governantes façam pela acessibilidade, eu me pergunto por que que quando a gente vai pra fora do país a gente vê cidades tão acessíveis, especialmente nos Estados Unidos? Aprendi que ali eles fabricaram uma indústria das pessoas com deficiência: pessoas [que combateram em guerras] eram tratadas como heróis de guerra. Mas a Polícia Militar também está numa guerra urbana permanente. Eu vejo a grande importância de uma comemoração como essa para parabenizar todos os policiais militares e a Associação. Por mais que a gente faça [pela questão da acessibilidade], a gente precisa ainda fazer muito”, salientou o secretário municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marcos Belizário.
“Percebi e senti o ideal do Sargento Élcio e da diretoria da Associação. Meu pai se aposentou como primeiro sargento da Força Pública, meu tio era militar. Quem constrói e nos dá a segurança no Estado de São Paulo é a Polícia Militar. A Associação precisa de muito investimento e do apoio dos parlamentares e das Secretarias, seja ela estadual ou municipal”, declarou o vereador Adolfo Quintas.
Compuseram a mesa da solenidade, conduzida pelo vereador Quintas, o vereador Jamil Murad (PCdoB), a vereadora Mara Gabrilli (PSDB); o deputado federal Dimas Ramalho; os deputados estaduais Major Olímpio, Luis Carlos Gondim e Fernando Capez; o comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Coronel Álvaro Batista Camilo; o subcomandante geral da PM, Cel. Danilo Antão Fernandes; o Cel. Marcos Roberto Chaves da Silva, comandante da região central; a secretária estadual dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência, Lina Rizzo Battistela; o secretário Marcos Belizário; o Cel. PM Juiz Fernando Pereira, presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo; e o sargento Élcio Inocente, presidente da APMDFESP.
|
Câmara Municipal comemora Dia do Policial Militar Portador de Deficiência
Categorias
Outras notícias relacionadas
Evento na Câmara apoia a criação da Frente Parlamentar Artistas Livres
Um evento em apoio à criação da Frente Parlamentar Artistas Livres foi realizado na quinta-feira (31/10), na Câmara Municipal de São Paulo. A iniciativa é do vereador Marcelo Messias (MDB). O encontro foi organizado pela Associação Artistas Livres. O grupo foi criado há um ano para defender a liberdade de expressão e a diversidade de... »
Atualizado em 31/10/2025 - 15h49Dia da Reforma Protestante é celebrado na Câmara de SP
Uma solenidade em homenagem ao Dia da Reforma Protestante foi realizada na Câmara Municipal de São Paulo, na quarta-feira (29/10). A iniciativa foi da vereadora Sonaira Fernandes (PL). Este ano, a Reforma Protestante completa 508 anos. O movimento começou em 31 de outubro de 1517, iniciado por Martinho Lutero. Veja mais informações no vídeo abaixo:
Atualizado em 30/10/2025 - 15h11Seminário na Câmara debate inclusão e diversidade na educação paulistana
A Câmara Municipal de São Paulo sediou, nesta quarta-feira (29/10), o seminário “Educação em São Paulo: Inclusão, diversidade e intersetorialidade” — um espaço de troca, escuta e construção coletiva por uma educação mais comprometida com a garantia de direitos.” O debate, proposto pelo vereador Hélio Rodrigues (PT), contou com a presença de especialistas em educação,... »
Atualizado em 30/10/2025 - 15h06


