Câmara instala CPI para investigar irregularidades nas habitações de interesse social

Vereador Nabil Bonduki é eleito vice-presidente; relatoria será do vereador Dr. Murillo Lima

Por: MURILO RINCON
DA REDAÇÃO

4 de setembro de 2025 - 12:58
 Esta imagem é uma fotografia da reunião de instalação da CPI das HIS, realizada na Câmara Municipal de São Paulo em 4 de setembro de 2025. Na parte superior da imagem, os sete vereadores que integram o colegiado estão sentados em uma bancada elevada. Entre eles, há uma mistura de homens e mulheres, todos vestidos formalmente, demonstrando expressões neutras ou focadas. Em primeiro plano, observa-se uma mulher em pé, à direita, olhando para um dispositivo eletrônico em suas mãos. O mobiliário é composto por poltronas acolchoadas em azul e mesas em madeira clara. O ambiente é o Plenário 1º de Maio do Palácio Anchieta, um grande auditório adornado com paredes de pedra clara, dando um ar institucional ao local. No centro das paredes, há inscrições que mencionam a "Câmara Municipal de São Paulo", acompanhadas de um brasão. No canto superior direito, uma tela exibe uma imagem da transmissão da reunião. A iluminação é clara e bem distribuída, realçando a formalidade e importância do evento. A composição transmite uma atmosfera de seriedade e organização, típica de um ambiente legislativo.Lucas Bassi | REDE CÂMARA SP

A Câmara Municipal de São Paulo instalou, na manhã desta quinta-feira (4/9), mais uma Comissão Parlamentar de Inquérito: a CPI HIS, aprovada no Plenário da Casa no primeiro semestre. A Comissão, presidida pelo vereador Rubinho Nunes (UNIÃO), tem o objetivo de investigar a produção e comercialização irregular de habitações de interesse social por entidades e empresas que desenvolvem empreendimentos no município de São Paulo. A instalação da CPI só foi possível depois de uma determinação do TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo).

“Mais de 200 mil unidades foram entregues e o déficit habitacional continua na cidade, ou seja, moradias populares que as construtoras obtiveram benefícios concedidos pelo Poder Executivo que não foram revertidos para quem precisava, a população carente que possui uma renda menor. Os trabalhos começaram hoje, e eu tenho certeza que esta CPI vai investigar muita coisa”, disse Rubinho Nunes.

Na oportunidade, o vereador Nabil Bonduki (PT) foi eleito o vice-presidente da CPI. “Eu acho que nós temos aí um tema importante, que envolve muitas pessoas, um problema sério da cidade de São Paulo que precisa ser colocado em ordem para que possa dar os resultados que se espera”, comentou.

O vereador Dr. Murillo Lima (PP) foi o escolhido para a relatoria dos trabalhos do colegiado que, regimentalmente, terá duração de 120 dias, podendo ser prorrogado por igual período em caso de necessidade. “Teremos esses 120 dias para trabalhar bastante, mas acredito que esse prazo seja prorrogado em virtude do tamanho da complexidade do problema. Fica aqui o meu compromisso de que nós faremos um excelente trabalho”, declarou.

Requerimentos

Durante a reunião, também foram aprovados requerimentos de autoria dos vereadores Rubinho Nunes (UNIÃO), Nabil Bonduki (PT) e Isac Félix (PL), que convidam e pedem informações a autoridades e órgãos públicos ligados ao tema. Além disso, ficou definido que a CPI HIS se reunirá semanalmente às terças-feiras, das 11h às 13h.

A reunião de instalação, que pode ser conferida na íntegra aqui, foi conduzida pelo presidente da CPI HIS, vereador Rubinho Nunes (UNIÃO). Também participaram o vice-presidente, vereador Nabil Bonduki (PT), o relator, vereador Dr. Murillo Lima (PP), e os vereadores Isac Félix (PL), Marcelo Messias (MDB), Silvia da Bancada Feminista (PSOL) e Gabriel Abreu (PODE).

Outras notícias relacionadas