A Câmara Municipal de São Paulo lançou na noite desta sexta-feira (29/8) a Frente Parlamentar Direito à Cidade Sustentável: Enfrentamento e Adaptação Climática. A iniciativa é das parlamentares Marina Bragante (REDE) e Renata Falzoni (PSB) e do vereador Nabil Bonduki (PT).
A Frente Parlamentar foi criada para discutir propostas e políticas públicas que garantam o desenvolvimento urbano da capital. O objetivo é tornar a cidade mais inclusiva e sustentável, capaz de enfrentar os desafios da emergência climática, da mobilidade urbana e da desigualdade territorial.
Para Marina Bragante, o grupo vai trabalhar junto à sociedade para colocar em prática as ações necessárias para efetivar políticas sustentáveis para a capital paulista. “Temos a casa cheia de gente de São Paulo e pensando em São Paulo para se tornar uma cidade mais verde, mais humana e mais justa. Temos muito trabalho por vir e eu estou muito feliz”.
Um dos proponentes da Frente, o vereador Nabil Bonduki disse que a iniciativa une técnica e militância: “Com a criação dessa Frente Parlamentar pluripartidária, buscamos, através de uma atuação coletiva e em sintonia com movimentos populares, construir políticas públicas capazes de enfrentar de forma articulada dois desafios fundamentais para a São Paulo do século XXI: o direito à cidade e a emergência climática”.
O trabalho suprapartidário também quer fortalecer as ações sociais – assegurando moradia digna. Além disso, a proposta é debater a importância dos espaços públicos acessíveis, da mobilidade sustentável e das medidas assertivas contra as mudanças climáticas.
De acordo com a vereadora Renata Falzoni (PSB), outra autora da Frente, o trabalho será focado em três vertentes: “Mobilidade – que tem a ver com o acesso – além de habitação e meio ambiente como um todo. Esse tripé é a base da nossa Frente Parlamentar. E mais do que tudo, a maturidade de três partidos diferentes trabalharem juntos. Não se trata de situação ou oposição, é uma pauta necessária para nos salvarmos”.
O lançamento contou com a participação da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva (REDE). Ela falou sobre a importância de trabalhar por cidades mais sustentáveis. “Pensar em mudanças no clima é pensar em políticas públicas para a adaptação e mitigação, criando programas de cidades verdes e resilientes com soluções baseadas na natureza. Esse é o caminho”.
Também marcaram presença a deputada federal Tabata Amaral (PSB), o deputado federal Nilto Tatto (PT), a deputada estadual Marina Helou (REDE), além de lideranças da sociedade civil, especialistas e representantes de organizações ligadas à pauta ambiental e urbana.
A professora emérita Erminia Maricato foi uma das convidadas da noite. Ela compartilhou informações sobre os espaços de debate e de reflexão sobre cidades sustentáveis. “Temos uma questão de dispersão do uso e ocupação do solo. Quando temos cidades com terras e imóveis vazios, empurrando a população de baixa renda para as periferias, nós estamos construindo algo insustentável. Isso precisa mudar”.
Em novembro deste ano uma comitiva de vereadores da Câmara Municipal de São Paulo irá à Belém, Pará, para participar da COP 30 – Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas. E a nova Frente Parlamentar do Legislativo paulistano levará ao evento uma pauta com as demandas ambientais e urbanas da capital.
Confira à íntegra do evento no vídeo abaixo: