Câmara de SP homenageia vereadoras pioneiras na próxima quinta-feira

Bustos de Elisa Kauffmann Abramovich e Theodosina Rosário Ribeiro serão inaugurados no hall do Palácio Anchieta

Por: ASSESSORIA DE IMPRENSA DA PRESIDÊNCIA

25 de novembro de 2025 - 11:45
Montagem com duas fotos. À esquerda, mulher escreve à mesa, em foto antiga em tons sépia. À direita, mulher fala ao microfone, usa casaco bege. Ambientes internos e externos, bem iluminados. Imagens nítidas e de boa qualidade, com foco nas duas mulheres.Acervo pessoal | Gute Garbelotto / CMSP

Elisa Kauffmann Abramovich e Theodosina Rosário Ribeiro, respectivamente

A Câmara Municipal de São Paulo realiza na próxima quinta-feira (27/11), às 19h, uma solenidade para homenagear duas vereadoras que foram pioneiras na história do Parlamento paulistano. Serão inaugurados os bustos das ex-vereadoras Elisa Kauffmann Abramovich e Theodosina Rosário Ribeiro, em ato no hall principal do térreo do Palácio Anchieta, sede da Câmara.

Essa é mais uma iniciativa para destacar o papel feminino no Legislativo municipal. “Essas duas mulheres representaram um marco muito importante na trajetória da Câmara Municipal de São Paulo e abriram as portas para muitas outras que vieram em seguida. Todas devem ser permanentemente honradas e valorizadas”, afirma o presidente da Casa, vereador Ricardo Teixeira (União).

Os bustos ficarão em lugar de destaque junto da Galeria Lilás, espaço já inaugurado pela Câmara e que reúne fotografias de todas as mulheres que tiveram ou têm mandatos no Parlamento.

Sobre as homenageadas

Elisa Kauffmann Abramovich (1919-1963) – Educadora e militante comunista, foi a primeira mulher eleita para a Câmara Municipal de São Paulo. Nasceu em 8 de julho de 1919, em São Paulo. Era filha de judeus asquenazes vindos do Leste Europeu. Na juventude, entrou para o Partido Comunista Brasileiro (PCB), no qual permaneceu até o fim da vida. Como o PCB estava na ilegalidade, lançou-se candidata a vereadora pelo Partido Social Trabalhista (PST), em 1947, sendo eleita com 2.940 votos. Foi impedida de tomar posse por causa de uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral, que declarou inexistentes os registros de todos os nomes eleitos do PST no Estado de São Paulo, motivada pela suspeita de ligação desses candidatos com o comunismo. Em 2013, o mandato de Elisa foi simbolicamente restituído pela Resolução 20/2013, que reconheceu a injustiça da cassação. Foi administradora-geral da Organização Feminina Israelita de Assistência Social (Ofidas) e diretora do colégio Scholem Aleichem, um estabelecimento de perfil progressista e antifascista que funcionou no Bom Retiro entre 1949 e 1981. Morreu em 4 de janeiro de 1963, aos 43 anos, vítima de câncer de ovário.

Theodosina Rosário Ribeiro (1930-2020) – Educadora e advogada, foi a primeira vereadora negra da Câmara Municipal de São Paulo. Nasceu em Barretos (SP), no dia 29 de maio de 1930, filha de um capitão da Força Pública (atual Polícia Militar) e de uma dona de casa. Formada em Letras e Direito, atuou como professora, diretora de escola e advogada. Em 1968, iniciou sua carreira política ao se eleger vereadora, com 26.846 votos, pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB) — a segunda maior votação daquela eleição. Em 1970, conquistou uma cadeira na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), onde ficou até 1983. Tanto na Câmara Municipal como na Alesp, tornou-se a primeira mulher negra na história dos dois parlamentos. Como advogada, fez parte da Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Paulo, da qual se tornou membro consultora emérita. Em 2014, a Alesp criou a medalha Theodosina Rosário Ribeiro, conferida a “mulheres ou entidades de mulheres que se destacarem na sociedade em razão de sua contribuição ao enfrentamento da discriminação racial e na defesa dos direitos das mulheres no Estado”. Morreu em 22 de abril de 2020, aos 89 anos.

 

Serviço
Homenagem às vereadoras pioneiras
Quando: quinta-feira, 27/11, às 19h
Onde: Térreo da Câmara Municipal de São Paulo
Viaduto Jacareí, 100 – Bela Vista – São Paulo

Outras notícias relacionadas