Câmara de São Paulo elege vereador Senival Moura para 1º secretário em 2026

Por: HELOISE HAMADA
DA REDAÇÃO

15 de dezembro de 2025 - 12:02
Homem em pé, sorrindo, veste terno azul e gravata vermelha. Ao fundo, plenário com pessoas e mesas de trabalho. Ambiente interno bem iluminado, com fundo desfocado que destaca o plenário e bandeiras na parede.Lucas Bassi / REDE CÂMARA SP

Dando continuidade à eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Paulo para 2024, o vereador Senival Moura (PT) foi escolhido nesta segunda-feira (15/12) como 1º secretário da Casa. O parlamentar foi candidato único e recebeu 46 votos favoráveis, seis votos contrários. Uma abstenção foi registrada. 

Em entrevista à Rede Câmara São Paulo, o parlamentar ressaltou a importância da 1ª Secretaria para o andamento da Casa. “É muito importante para que a Casa possa fazer um bom trabalho. É importante que o 1º secretário possa ter um diálogo, um amplo diálogo com os outros 54 vereadores, com as bancadas e é isso que eu quero daqui para a frente. Eu quero deixar claro isso para os vereadores, eu quero ser o mais democrata possível para a gente poder dialogar. Há demandas de diversas naturezas e a 1º Secretaria é responsável por uma série de andamentos da Casa, junto com o presidente e os demais colegas que fazem parte da Mesa Diretora e eu quero fazer o melhor”, disse Moura.

Perfil

Senival Pereira de Moura tem 60 anos e nasceu em Batalha (AL). Em 2004, concorreu a uma vaga na Câmara Municipal de São Paulo e ficou como suplente, assumindo uma cadeira em 2007. Em 2024, foi reeleito para o seu sexto mandato.

Atribuições do 1º secretário

O 1º secretário substitui os vice-presidentes em suas ausências ou impedimentos, auxilia o presidente nos trabalhos da sessão, no controle da presença dos vereadores, inscrição para debates, leitura de projetos entre outras funções.

Assista aqui à eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Paulo e do corregedor-geral para 2026.

Outras notícias relacionadas